terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

REINA O SENHOR – SOBERANO REINADO (1)


                     
“Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas” (Salmo 97:1)
SEU REINADO ABSOLUTO. 
        Volto agora ao Salmo 97 para tratar desse assunto, porque podemos considerar que o Salmista por três vezes afirma: “Reina o Senhor” (Salmo 93, 97 e 99). Sabemos bem que não foram meras repetições. Essas ênfases são dadas para despertar nossa atenção, especialmente em nossos dias, quando vemos o mundo avançando em suas maldades e o espírito do anticristo dominando mentes, emoções, igrejas e todo ambiente nessa sociedade mundana, onde ainda habitamos. Eu sei que o tema acima é riquíssimo em verdades preciosas para o enriquecimento do povo de Deus, mas eu em nada me considero capaz de tratar de forma profunda de um assunto desse. Outros servos de Deus podem fazer isso com muita habilidade. Fica comigo a disposição de tentar fazer o melhor, a fim de ajudar o povo de Deus que se interessa pelas verdades, de um modo simples e prático.
        Deus reina soberanamente, ou tem Ele algum concorrente? Não temos qualquer dúvida que Ele reina em tudo, dirige o universo em seus mínimos e máximos detalhes. Os grandes reis que passaram por este mundo não passaram de pobres vermes, quando comparamos com o reinado daquele que é imutável e que não há de prestar contas a ninguém. Neste mundo não há qualquer governo que possa reinar independente, mesmo os mais arrogantes monarcas tiveram que enfrentar o final de suas vidas aqui e o fato que teriam que enfrentar o julgamento de Deus. Os egípcios, no período da sua grandeza quando reinavam os grandes faraós, lutaram mumificando os cadáveres daqueles monarcas, a fim de preservá-los na luta contra a mortalidade. Mas quanto fracasso!
        Satanás é o rei que reina neste mundo, mas seu reinado não é soberano e sim um reinado que lhe foi autorizado ou delegado por Deus. Tudo satanás faz para reinar soberanamente e grande é sua luta a fim de conquistar até o céu, na tentativa de ser igual a Deus. É nesse anjo maligno que vemos até onde o pecado pode chegar em elevar um ser criado com personalidade. Querendo ou não, satanás tem que pedir permissão a Deus quando ousa fazer qualquer coisa aqui. Em todas as suas astutas ciladas e em seus atos perversos ele estará se arruinando mais ainda e glorificando a Deus. O reinado do Senhor é revestido da verdade, sendo assim não há quem possa contra a verdade. Seu reinado é também de justiça, então é certo que toda injustiça não há de triunfar. Seu reinado é de santo juízo, então é certo que o mal terá que ser punido.
        Além disso, o Senhor em Sua palavra mostra através da criação o quanto Ele mesmo desenhou esse Seu glorioso reinado na própria criação, a fim de implantar temor nos corações. Como exemplo tomo o Salmo 36, onde o Salmista extasiado diz: “A tua benignidade Senhor, chega até aos céus, até às nuvens a tua fidelidade” (verso 5). O que o Espírito Santo faz é fazer com que a beleza e grandeza da bondade e da fidelidade do Senhor seja medida por nós. Nesse verso olhamos tudo do ponto de vista vertical; tentamos medir a grandeza do Senhor a partir daqui. Tudo isso é feito para que nós tiremos os olhos do mundo, dos homens e olhemos pela fé para a grandeza do Criador; para que encaremos Sua bondade, fidelidade; para que saibamos que o homem muda e é inconfiável.
        Assim nós somos convocados a olhar pela fé, através dos ensinos santos na palavra, para que aprendamos que o Senhor reina e Seu reinado não está oculto de nossos olhos. É claro que tudo isso está oculto aos olhos dos homens, mesmo daqueles que se consideram sábios, espertos e poderosos. Que nossos olhos possam ver as maravilhas do Senhor; que possa nosso coração encher de santos louvores e tributos de verdadeira adoração ao que reina para sempre.

Nenhum comentário: