sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

REINA O SENHOR (4)


                                   
“Reina o Senhor; regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas” (Salmo 97:1)
O QUE ISSO SIGNIFICA.
        Ao avançar no conhecimento desse fato, significa que, apesar da mentalidade do mundo, nós os crentes devemos estar cientes e conscientes desse fato. Em 1 João o apóstolo afirma que, apesar de estarmos no mundo, não somos dele. O mundo hoje é tão hipnotizador e atraente em suas paixões e mentiras religiosas, que boa parte dos crentes ignora o reino de Deus em suas vidas. Para muitos crentes seremos do reino de Deus após nossa morte e de fato será assim, porque deixaremos este mundo de uma vez por todas. Mas já pertencemos ao reino de Deus agora. A salvação em Cristo nos tirou de um império de trevas, para nos posicionar como filhos de Deus em Seu reino de amor (Colossenses 1:13).
        Nosso Senhor também passa esse ensino no maravilhoso capítulo 6 de Lucas, onde ali ensina como desfrutar aqui de uma vida diferente, à luz dos cuidados que Deus tem diariamente por Seus filhos. É isso o que Ele quis dizer ao afirmar que o reino de Deus está nos crentes. Também, é esse o ensino que abrange todo Sermão do Monte (Mateus 5,6 e 7). Ele declara aos Seus discípulos que eles eram o sal da terra e a luz do mundo e esse conceito de vida assevera que pertencemos ao reino de Deus aqui. Também podemos ver isso até nos Salmos. O Salmo 37 mostra como o Rei do céu e absoluto dono da terra ordena que os crentes vivam aqui, possuam a terra e alimentem da verdade. Tudo isso aparece perante nossos olhos, a fim de fazer nossa fé crescer e ampliar nossa confiança enquanto vivemos num mundo hostil a Deus.
        Digo mais, que até mesmo nossas orações podem enfatizar essa verdade, porque quando oramos, realmente buscamos o reino de Deus: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Essa foi a oração que mostra como os crentes, por assim dizer, puxam as maravilhas da bondade e compaixão de Deus ao mundo por meio da oração. Também, é fato que não podemos ver princípios de justiça e santidade aqui num mundo que jaz no maligno (1 João 5:19). São os crentes que vão demonstrar essas coisas e eles sabem o quanto há perseguição deste mundo contra a justiça de Cristo neles. Esse contraste entre o reino daqui e o reino do céu mostra o quanto os crentes realmente pertencem ao reino do Senhor, que são súditos do Rei e que assim, de fato Reina o Senhor.
        Também, posso afirmar categoricamente que nossas palavras hão de demonstrar que pertencemos ao reino celestial. O mundo é completamente ignorante acerca do modo de viver; o mundo desconhece os princípios de ações de graças, louvores e pureza nos lábios. Deus mesmo avisou de forma profética em Sofonias que daria lábios puros aos povos, a fim de que invocassem Seu nome (Sofonias 3:9). O mundo não pode fazer isso, os homens têm seus lábios para proferir maldição, amarguras, protestos, imoralidades e todo tipo de desrespeitos. Mas quanto aos crentes sinceros, as coisas são diametralmente opostas. Eles são exortados a darem graças por tudo e a purificar seus lábios de palavras torpes, a encher suas bocas de louvores e ações de graças. Essas são apenas algumas coisas verificadas num viver santo, e elas demonstram que pertencemos ao reino.
        Finalizo esta página para mostrar que a própria certeza da salvação eterna marca a realidade do reino de Deus na terra, por meio dos crentes. O mundo é cercado por uma muralha de incerteza e tudo aqui é visto num horizonte que finaliza com a morte. Os crentes são os únicos que sustentam a vitória contra a morte e que afirmam que irão morar no reino eterno, na cidade celestial. Como pode o mundo entender isso? A diferença está no fato que Reina o Senhor e que Seu reino é visto agora no modo justo e santo que devem viver os crentes.

Nenhum comentário: