quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

REINA O SENHOR (7)


                           
“Reina o Senhor; regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas” (Salmo 97:1)
O QUE ISSO SIGNIFICA.
        Avançando um pouco mais no entendimento desse assunto, posso afirmar que céus e terra submetem ao reino do Senhor. Notemos bem que o Mediterrâneo foi abalado com ameaçadoras ondas para tragar o navio que transportava o fugitivo Jonas. Por que isso aconteceu? Foi por acaso? Claro que não! O Senhor ordenou e o mar entrou em ação em obediência ao Criador. Foi assim com o grande peixe enviado por Deus para engolir, hospedar o profeta na sala do seu ventre e para depois vomitá-lo na terra. Quem fez isso? “Reina o Senhor” e Seu reinado envolve toda criação. O mundo ateísta não pode ver essas coisas e há de negar esse soberano reinado. A ciência deste mundo vai criar uma divindade em seu coração e dará o nome desse deus de evolução. Mas não importa. As maravilhas do reino do Senhor estão ao alcance apenas daqueles que creem de coração. Para eles não há qualquer tropeço em crer na simplicidade das verdades escritas.
        Significa que até mesmo os mais poderosos e rebeldes reinos deste mundo são forçados a submeter-se ao reino do Senhor e fazem isso consciente e inconscientemente. Para Nabucodonosor foi aterrorizante sua experiência, mas Deus encarregou que Sua misericórdia chegasse àquele coração endurecido, a fim de que pudesse dar ao Rei dos céus e da terra as honras que Lhe são devidas. Não há qualquer dificuldade para Deus em puxar o arrogante para a sepultura, uma vez que não se humilha perante Sua majestade. Ele fez isso com Faraó, pois sua posição lhe subiu até à cabeça e as forças da soberba de satanás tomou conta de todo seu ser. Quando isso ocorre, nem mesmo os avisos solenes acerca do juízo de Deus vêm causar qualquer arrependimento. Para o arrogante Belsazar, as palavras de Daniel não causaram qualquer impacto diante de tudo aquilo que presenciou nas palavras escritas na caiadura do palácio (Daniel 5). Por isso, quando os inimigos Medos e Persas invadiram Babilônia ele foi pego de surpresa e morto.
        A principal atividade do pecado no mundo é anular a glória de Deus nos corações. Por essa razão os que ocupam altas posições lutam para ignorar a glória que pertence a Deus e assim estabelecer seu sistema próprio de governo. Eles ignoram o fato que há o Rei que governa na natureza em suas leis. A lei do pecado no coração faz com que os homens busquem honras e glórias para si mesmo. Foi assim com Saul, porque quando chegou ao poder não demorou para tomar as providências para exaltar seu nome e estabelecer um trono para si e sua família. O capítulo 15 de 1 Samuel mostra que, além de desobedecer ao supremo Rei, Saul chegou à Israel procurando implantar seu nome na grande façanha ao derrotar os midianitas.
        O Senhor reina e nada está acontecendo sem que Ele mesmo execute Sua vontade. “Reina o Senhor!”. No céu o Senhor estabeleceu Seu trono de justiça, santidade e poder. “Reina o Senhor!” e Seu reino de glória e majestade está oculto aos olhos dos poderosos aqui, mas esses elementos devem saber que não passam de meros serviçais em cumprir as ordens que vêm do céu. Quando Pedro pregou no dia de Pentecostes, o apóstolo deixou claro aos judeus que aquele povo, juntamente com os governadores e reis fizeram apenas aquilo que o Senhor havia predeterminado.
        Que fantástico! Os servos do Senhor sabem disso, por isso não foram jamais intimidados pela majestade e poderio dos homens aqui. A visão de fé que eles tiveram fazia com que eles contemplassem além deste véu. A obediência ao Rei envolvia seus corações em santo temor. Eles não eram rebeldes; o temor a Deus fazia com que eles mostrassem respeito aos governantes aqui, mas tudo feito em submissão ao Senhor. Que nós entendamos essas verdades em nossos corações.

Nenhum comentário: