segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A VIDA DE VAIDADE DOS ÍMPIOS (9)



“Isto, portanto digo, e no Senhor testifico, que não andeis mais como os gentios, na vaidade do seu próprio entendimento” (Efésios 4:17)
QUAIS SÃO OS PERIGOS RESULTANTES DA VAIDADE DOS GENTIOS
        Eu sei que não sou capaz de expor aqui todas as dramáticas consequências das vaidades dos gentios, quando atingem os crentes. Os santos de Deus são os alvos diretos de satanás, por meio de pessoas que não pertencem à fé. Normalmente pensamos em casos terríveis, envolvendo adultérios, fornicações, vícios e outras notórias atividades dos incrédulos. Mas a verdade é que satanás em sua esperteza sabe como usar diferentes meios para destruir os crentes. O que importa para ele é que o crente se envolva com aquilo que é vaidade. O Salmo primeiro nos mostra que o mundo age por meio de três grupos, e a meu ver um atrai o outro. O conselho dos ímpios leva ao caminho dos pecadores e finalmente à roda dos escarnecedores (Salmo 1:1)
        Minha esperança é que os crentes sejam acordados para os graves perigos que chegam para derrubar a fé e apagar o amor e santidade. Segue aqui, segundo o meu parecer alguns itens, na esperança de poder ajudar o povo de Deus.
        1.     Apaga toda e qualquer intenção de avançar em piedade e santidade. O mundo vive daquilo que vai resultar em absolutamente nada. Os crentes devem perceber essas coisas e devem fugir de ilusões. No Velho Testamento vemos como Deus adverte Israel sobre o perigo de envolver-se com as nações pagãs, porque elas, sem qualquer dúvida, afastariam o povo do seu Deus. Notamos que quando aquilo que o mundo oferece, mesmo sendo coisas aparentemente sem maldade, completamente inocentes, mas ali está impregnado desse sistema que resulta em absolutamente nada. O propósito de Deus para os salvos é que eles andem em santidade e amor; que avancem em conhecimento da verdade, caminhando em plena luz para o céu.
        Por favor, não estou dizendo que tudo o que os gentios fazem é vaidade. Vaidade é aquilo que ocupa seus pensamentos. Não é vaidade para os crentes um passeio, férias, jogar bola, pescar e outras atividades que servem como descanso. É vaidade quando me envolvo com essas coisas, quando deixo as coisas do Senhor e passo a me ocupar com aquilo que passa e que me levam a perigos maiores sem que eu percebo. Paulo nos coloca diante dessas verdades, quando afirma: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm...” (1 Coríntios 10:23). O apóstolo mostrou que o caminho dos salvos é livre; não somos um povo escravizado, como são os não crentes. Mas para ele o perigo de envolver-se em escravidão estava em ocupar-se com o que não era conveniente.
        2.     A vaidade dos gentios pode manter a alma aprisionada, sem o suprimento de nutrientes espirituais. Muitos crentes não avançam em nada na vida espiritual; eles ficam crianças e não alcançam maturidade no desempenho da vida espiritual. Por que isso? A razão é que estão ocupados com as mesmas vaidades dos gentios. Eles não têm tempo para a leitura e meditação na palavra, mas sempre têm dinheiro e tempo para cinemas e outros entretenimentos. Facilmente eles sacrificam os cultos por qualquer coisa. Assim, muitos buscam entretenimentos até mesmo na igreja onde frequentam. Isso traz grande satisfação para o tentador e ele prepara um “lanchinho” venenoso bem caprichado para derrubar os crentes num pecado ainda maior. Que o Senhor venha nos livrar de tantos perigos.

Nenhum comentário: