quinta-feira, 13 de abril de 2017

O REI DA GLÓRIA (9)

                                                       SALMO 24
O CHAMAR TRIUNFANTE DO REI DA GLÓRIA: “levantai”
        À partir do verso 7 eis que, de repente tudo muda. Alguns creem os versos que seguem tratam da entrada de Jesus em sua glória eterna, após a sua ressurreição. Mas posso assegurar que essa interpretação em nada combina com as lições já vistas no contexto. A meu ver o vem em seguida é uma exposição clara do trabalho soberano, maravilhoso e encantador da forma como o Senhor da glória chega ao coração dos pecadores. O que vimos anteriormente mostra a ineficácia dos homens no tocante à salvação; vimos que todos nós caímos em Adão e que não há qualquer possibilidade de nós e por nós mesmos, de entrar no céu e habitar com Deus. Então, o que aparece à partir do verso 7 é uma exposição de como Deus, em sua graça e poder chega para entrar e habitar nos corações de homens e mulheres chamados à salvação.
        Tudo começa com uma ordem suprema, vinda de Deus aos pecadores: “Levantai-vos, ó portais eternos...!”. Que lição podemos extrair? A primeira é que os homens estão caídos no pecado. Por fora não parece que isso ocorreu, porque ao nosso derredor vemos as multidões andando, trabalhando, passeando, rindo, chorando, estudando, casando e vivendo normalmente neste mundo. Se olharmos este mundo do ponto de vista externo, sem dúvida alguma teremos noção errada sobre a condição do homem no pecado. Mas, o livro de Eclesiastes foi escrito para que pudéssemos ver o viver aqui do ponto de vista dos homens. Tudo ali é conhecido pelo que vemos debaixo do sol e tudo é contado do ponto de vista dos melhores homens que existem na face da terra. Eles são religiosos, falam o nome de Deus (notemos bem que nenhuma vez usa o termo “Senhor” em Eclesiastes); a morte é vista como um acontecimento natural, sem qualquer diferença entre o que acontece com os homens, com o que ocorre com os animais.
        Mas, o fato é que a condição do homem no pecado só pode ser mostrada por Deus, e não pelos homens, porque todos eles são vistos caídos em Adão. A verdadeira e a mais terrível morte não é aquela que acontece com os homens aqui – a morte física – mas sim a terrível morte espiritual. A morte física leva nossos corpos mortais à putrefação, exigindo que sejam enterrados. Mas a morte espiritual refere-se ao homem interior, e no Salmo 24 a linguagem usada para referir a essa condição espiritual é “Portais eternos” ou “portas”. Se a ordem da boca do Senhor é para que as “portas” e os “portais eternos” se levantem, então é porque essas entradas não estão funcionando. Noutras palavras podemos perceber o quanto a palavra de Deus está mostrando a triste condição do homem, sem qualquer condição de se erguer para Deus, de tomar qualquer decisão por si mesmo em relação a Deus.
        Outra lição que deve marcar profundamente nossos corações com esse santo ensino da salvação soberana é que Deus está lidando com “portais eternos”. Significa que as aparências externas de nada valem. O verdadeiro homem não é o que vemos por fora, tudo isso é como casca de ovo. Deus lida com o homem interior, o homem do coração, e o Senhor vai exatamente nesse portal de entrada onde tudo está obstruído pelo pecado; onde tudo está fechado e onde o pecado reina. Essa é a condição do homem no pecado. Eu mesmo nada posso fazer para erguer esses “portais eternos”; a minha igreja nada pode fazer e não há ninguém aqui que possa mudar o homem do coração. Ele está caído, precisa ser erguido dos escombros do pecado. Ele está morto, por isso precisa de vida, a verdadeira vida eterna.
        É o pecado que deixa o homem arrogante, presunçoso, altivo, achando que tudo vai bem e que nada há de errado. Até que o Espírito de Deus chegue com sua palavra e leve o pecador até o lugar de arrependimento, ali uma obra maravilhosa ocorre, porque o pecador clama, invocando o nome do Senhor para ser salvo; é ali que o Senhor chega para socorrer a alma aflita: “Clama-me, e responder-te-ei”.

Nenhum comentário: