terça-feira, 25 de abril de 2017

DESCOBRINDO OS ELEITOS (2)

“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:26-30)
INTRODUÇÃO:
         O que estava acontecendo na igreja de Corinto é que um pecado trouxe outros, um abismo chamou outro abismo. Por isso foi necessário que Paulo chegasse com santa intervenção, a fim de livrar aqueles crentes de um verdadeiro caos que tomou conta da igreja. Para isso o que Paulo fez? Ele simplesmente começou sua carta mostrando que quando esteve ali foi um homem de uma mensagem só – a mensagem da cruz. Ele não mostrar ser competente em falar de assuntos que tanto agradam a carne; não procurou mostrar ser um grande vulto em conhecimento, tudo para que a fé deles não fosse firmada em Paulo. A solução perfeita para isso foi a mensagem de “Cristo crucificado”.
         Assim Paulo, como que convoca a liderança da igreja, a fim de ver que aqueles irmãos que vinham de suas casas para assistir os cultos; aqueles que ali estavam sempre presentes, cantando, ofertando e adorando a Deus, não eram elementos segundo o pensamento mundano. Ali estavam pessoas simples, empregados, escravos, homens e mulheres simples. É claro que tinham ali advogados, médicos, ricos, fazendeiros e até mesmo políticos, mas que a maior parte era constituída de pessoas simples, assim como vemos em geral nas igrejas: “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento” (verso 26). O fato é que se o grupo de pessoas da igreja fosse escolhido por mim ou por qualquer outro, certamente faríamos a escolha conforme o padrão do mundo, porque escolheríamos aqueles que nos agradasse.
         Mas a verdade é que o chamado não é feito por mim, nem por outro líder religioso, mas sim por Deus, porque é ele quem chama. Se tivéssemos que chamar alguém, certamente usaríamos nossas habilidades, atrairíamos aqueles que têm dinheiro ou que são revestidas de inteligência e competência para fazer o trabalho avançar. O fato é que sendo Deus quem chama, ele mesmo tem o modo soberano dele de fazer isso e esse método está completamente distante de nosso modo de conceber as coisas. Paulo fala sobre isso quando afirma que a mensagem que ele pregava era a mensagem da cruz, exatamente oposta aos pensamentos naturais.
         O mundo aprecia seu sistema religioso, o qual é revestido da sabedoria deste mundo. Vemos o quanto os mundanos acolhem essas coisas, como ricos e pobres, sábios e ignorantes, fracos e fortes, todos estão juntos num só pensamento e emoção para aceitar o sistema religioso. A estátua feita por Nabucodonosor revela essa unidade mundial, porque todos se curvaram para adorar a imagem feita pelo rei, exceto os três amigos de Daniel (Daniel 3).
         Assim podemos nós entender aos poucos qual é o método de Deus para chamar seus escolhidos. Firmemos nossas vidas na verdade revelada, porque a glória é de Deus na salvação do seu povo. Entendendo essas verdades, certamente estaremos firmados na graça e aprendendo a andar humildemente com ele aqui.

Nenhum comentário: