quinta-feira, 6 de abril de 2017

O REI DA GLÓRIA (6)

                                                       Salmo 24
O REI DA GLÓRIA É SANTO (versos 3-6)
        A luta religiosa de satanás em nossos dias tem como propósito inundar a mente de todos os homens no mundo que todos vão para o céu, que todos são filhos de Deus. Esse engano tem sido o resultado da avançada do movimento ecumênico, tendo a participação até mesmo de pastores considerados tradicionais. Mas o próprio texto do Salmo 24 aparece para mostrar o quanto os homens desconhecem a realidade do pecado no coração e na prática. Satanás tem usado os falsos mestres, a fim de encher a mente e os sentimentos dos homens da impressão de bem-estar no pecado e que Deus está em pleno acordo com essa condição vil na qual estão vivendo.
        Mas vamos ao texto, porque o próprio Deus mostra as condições para que os homens subam ao Monte do Senhor, a fim de habitar permanentemente com ele. Veja como as palavras apresentadas no Salmo estão de acordo com todo ensino bíblico, não somente com a desesperadora situação do homem no pecado, como também relata a obra gloriosa do Senhor na salvação dos perdidos. Aqueles que amam a palavra de Deus notarão que em nenhum lugar na bíblia, tanto o ensino do Velho, quanto do Novo Testamento jamais aprova salvação pelas obras. Sondemos de pertos as palavras inspiradas desse Salmo tão impressionante e momentoso, pois nosso Senhor afirma que aquele que vai subir para habitar com ele é:
        1.     Aquele que é limpo de mãos. Vemos o quanto na bíblia as mãos referem aos atos da pessoa. O Espírito de Deus está declarando que o que tem as mãos limpas são pessoas que agem com santidade no viver; são aqueles cujas motivações puras refletem em seus atos; que não há maldade, que vive em justiça e que não tem nenhum plano perverso em seu coração. Tudo isso reflete o fato que essa pessoa teve seu coração purificado do pecado; que foi visitado pelo sangue do purificador do Senhor; que um dia entendeu a mensagem de salvação, que o cordeiro de Deus foi imolado na cruz em seu lugar, a fim de dar-lhe o livramento eterno da ira.
        Notemos como Davi, assim que foi descoberto em suas maldades cometidas contra Bate-Seba e Urias, imediatamente suplicou ao Senhor para que ele fosse purificado e assim pudesse servir ao Senhor melhor (Salmo 51). Os homens de hoje pensam que têm suas mãos purificadas, somente porque frequentam uma igreja, cantam louvores, ficam emocionados e fazem oração. Quanto engano! Davi ficou consciente disso quando confessou: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). Cada indivíduo precisa saber que ninguém subirá ao céu sem salvação mediante aquilo que Cristo fez na cruz.
        2.     Quem é puro de coração. É realmente interessante como o texto mostra primeiramente a parte prática, para depois mostrar a realidade do coração. Eu creio que a razão está no fato que a prática revela a verdade no íntimo. Muitas vezes as pessoas fazem algo religioso, pensando que estão fazendo da forma correta e agradável a Deus, até que são descobertas no coração. Ter o coração limpo é algo que somente Deus pode fazer; é obra do Espírito Santo e da palavra. Os homens pensam que têm poder e que acham aqui meios para purificar seus corações. A sujeira do coração muitas vezes fica no fundo desse perigoso poço, assim como uma agua parece pura e cristalina, até que alguém chegue ali e mexa naquela agua.
        Assim é o coração, enganoso e perigoso. Quando tudo parece calmo e cheio de felicidade, eis que de repente, do coração brota as maldades que manifestam na boca e nos atos dos homens. Foi assim com Joás, pois enquanto era novo e estava sendo orientado por um homem de Deus, tudo indicava que o rei Joás seria um maravilhoso rei em Jerusalém. Mas não demorou muito, pois quando Joiada veio a falecer, então o coração de Joás foi descoberto como sendo um poço carregado de perversidades, idolatrias e disposição assassina. “Enganoso é o coração...”, conforme declara o Espírito Santo em Jeremias 17:9.

Nenhum comentário: