quarta-feira, 19 de abril de 2017

O REI DA GLÓRIA (12)

                                                    SALMO 24
A APRESENTAÇÃO DO REI DA GLÓRIA.
        No pecado o homem não conhece o Senhor, não sabe quem é o Rei da glória. No pecado o homem vive sem esperança e sem Deus (Efésios 2:12). Por mais inteligente e mais entendido da religião judaica que fosse, Saulo de Tarso não passava de um pobre ignorante quanto à teologia verdadeira que entra no coração de uma alma convertida. A sua pergunta: “Quem és tu, Senhor?” revelou o quanto nada sabia a respeito de Deus. Quem não conhece o Salvador e a salvação, realmente habita no mundo e vive na escuridão, e assim para a escuridão eterna caminha. Jesus é o único Deus com quem o homem pode conversar e ser aceito. Fora dele não passa de um pobre ser, desamparado, espiritualmente mendigando, longe do verdadeiro lar, apenas comendo as migalhas que satanás faz cair de sua mesa.
        Por essa razão Cristo só pode ser conhecido quando passa a habitar no coração, por isso a pergunta aparece nos lábios de um pecador despertado para a salvação: “Quem é esse Rei da glória?” Normalmente as decisões feitas hoje nada mostra ser de corações onde a luz do céu entrou. Muitos que afirmam ser crentes hoje, nem sequer podemos ouvir dos seus lábios essa pergunta: “Quem é esse Senhor que morreu em meu lugar?” O que vemos hoje são falsos crentes, os quais amam mais seus pastores do que o Senhor; os quais dependem inteiramente dos seus líderes religiosos, a fim de sentir seguros. Não houve conversão ao Senhor; a porta do seu coração continua fechada pela incredulidade, só isso. Mas não vemos isso no Salmo 24, porque quando ocorre essa chegada do Senhor, a fim de que pela graça venha a invadir a alma do homem e habitar ali, eis que a pergunta há de aparecer, não importa quem for; não importa se é um crente simples, ou alguém bem estudado. A pergunta é igual a todos os crentes, assim como é o choro de um recém-nascido.
        O que mais tornou os discípulos impressionados foi o conhecimento do Senhor. Eles logo estavam cheios de perguntas eternas no coração; seus corações estavam livres do mundo, porque agora eram discípulos do Senhor. O que envolveu a vida daquele cego de nascença (João 9), foi o fato que ele queria conhecer aquele que lhe deu visão física e espiritual, por isso em nada ficou preocupado com a cúpula religiosa de Jerusalém. O que ele bem queria era ver o Senhor e adora-lo. A vida de um salvo é cheia de interesses por conhecer o Senhor; seu intenso desejo é estar aos pés da Palavra e ouvir acerca daquele que um dia lhe amou e morreu em seu lugar. Essas aulas eternas fazem parte do seu coração, porque anseia um dia deixar este mundo e ver seu Senhor face a face.
        Cuidemos com a natureza religiosamente corrompida do homem, porque ela pode fazer muita festa usando artifícios religiosos. O nome de Deus faz parte de um coração idólatra e cheio de superstição. Mas o fato que ele não conhece o Rei da glória e nem foi conhecido dele. Essa alma vive nas trevas, mantendo sempre um constante namoro com o mundo e com a aprovação dos mundanos. Já vi muitos começando bem, mas terminando mal; já vi muitos entusiasmados com a informação de que vão para o céu porque fizeram uma decisão. Muitos são sinceros e fieis, porque continuam firmes e constantes. Mas boa parte não consegue ficar em pé, porque logo escorregam ante a chamada do mundo.
        Muitos logo mostram que o fervor que tinham era passageiro; que sua força era carnal e que sua luz era de uma mera lamparina acesa. A pergunta que fizeram era se realmente iriam para o céu. Nunca perguntaram: “Quem é esse Rei da glória?”. Seus interesses sempre foram mundanos e alegria inicial mostrou ser passageira. Então, o Rei da glória não chegou para habitar nesse coração e fazer cessar para sempre o domínio do pecado, conforme o ensino de Romanos 6. Ainda estão carregados de orgulho, até mesmo da enganosa soberba de que irão para o céu enquanto vivem de mãos dadas com suas iniquidades aqui.

Nenhum comentário: