segunda-feira, 17 de abril de 2017

O REI DA GLÓRIA (10)

                                                      SALMO 24
O CHAMAR TRIUNFANTE DO REI DA GLÓRIA: “levantai”
        Estamos presenciando a forma como o Rei da glória atua nos corações dos pecadores; como sendo Rei ele chega para dominar todos os inimigos e entrar nos corações, a fim de ali reinar. É obra poderosa dele, somente dele em salvar homens e mulheres caídos no pecado. Nada podemos esperar dos homens, que eles queiram Jesus, que eles queiram subir para habitar com ele no céu, a não ser que haja uma intervenção graciosa do Senhor nos corações. O texto está apresentando essa obra inaudita: “Levantai-vos...”. Isso acontece quando pecadores se humilham, quando cai em si, reconhecendo seus pecados e clamando no coração, invocando o nome do Senhor para ser salvo.
        Em seguida vemos o poder da ressurreição que ocorre quando a ordem do Rei ecoa na salvação do pecador: “Levantai-vos...”. Foi isso o que ocorreu na ressurreição física de Lázaro (João 11). Naquele sepulcro jaziam os restos mortais de Lázaro e humanamente nada havia de esperança, porque a morte havia triunfado sobre seu corpo mortal. Mas quando o Senhor aparece, ele simplesmente ordenou: “Lázaro, sai para fora!”. Comparemos isso com o que vemos no salmo 24: “Levantai-vos”. Encaremos séria e biblicamente a situação dos homens no pecado. Nós tendemos a olhar os homens por fora; vemos suas atividades e aparência. Mas Deus olha e vê o homem no coração. Ali no íntimo o verdadeiro homem morreu, foi tombado no pecado e assim está destituído da verdadeira vida. Precisa que o Autor da vida chegue em sua visitação poderosa e compassiva. Ele é o Deus de compaixão e ele age assim com os pecadores neste mundo.
        Quando ele chega e ordena, sabemos que chegou a luz para brilhar na escuridão do coração; chegou para erradicar todo sistema de mentiras que domina e que a cada dia faz prevalecer as trevas mais espessas do pecado no íntimo. Chegou o Rei da glória, e ele é aquele que venceu a morte, tomando-lhe os grilhões. Assim aquilo que impossível aos nossos olhos, mostra ser apenas o modo do Senhor operar sua tão grande salvação. Vida! Vida! Os pecadores estão mortos e jazem em seus túmulos! Precisa que o Rei da glória chegue e desmantele todo sistema empregado pela morte, a qual empacota seus fregueses aqui e os prepara para lança-los no inferno. Eis o que acontece, porque ninguém pode contra o Senhor; o reino tirânico e mentiroso de satanás não pode prevalecer contra o Rei dos céus; os poderes infernais se agitam e ficam conturbados, porque está acontecendo algo maravilhoso e inexplicável aqui no meio dos homens; os anjos estão presenciando a obra da nova criação. Aquele que um dia desceu e foi até à cruz, agora está exaltado ao lado do Pai e seu trabalho maravilhoso está sendo realizado, para o terror dos terroristas espirituais.
        O que o Senhor faz? Ele há de entrar nos corações: “...para que entre o Rei da glória!”. Quem está reinando no coração dos homens? É o pecado. Tudo ali é treva, engano, mentiras, idolatrias, palavras torpes, dolo, traição e outros detalhes terríveis oriundos do pecado. Não há no mundo qualquer poder contra essas coisas; nada se espera dos homens, que possa livrar os pecadores da miséria que domina seus corações e de suas consequências tão devastadoras. O cristianismo atual desconhece esses horrores do pecado; satanás tem procurado enfeitar o mal; tem jogado seus “perfumes” sobre aquilo que é nojento e abominável. Mas quando o Senhor chega com seu ministério de salvação, eis que todo bem aparece; a luz celestial brilha; a glória de Deus  aparece e mundo, chocado vê que algo inaudito ocorreu na terra. “Levantai-vos, ó portais eternos...”.
        Não é exatamente isso o que precisamos ver em nossos dias?

Nenhum comentário: