terça-feira, 18 de abril de 2017

O REI DA GLÓRIA (11)

                                                       SALMO 24
O TRIUNFO DO REI DA GLÓRIA.
        O que acontece quando o Rei da glória chega para invadir o coração do pecador? Tem algo mais glorioso do que esse acontecimento? Satanás tem reinado nos corações de milhares e causado ruina, desgraças e destruição eterna. Homens e mulheres vivem sob o domínio do medo, dos vícios, da mentira, do ódio, da idolatria, etc. Mas quando Cristo chega, eis tudo muda, pois pela ordem do Rei não há poder das trevas que possa anular a obra salvadora do Senhor. O Rei da glória chega até a entrada do coração; tudo está trancado; tudo ali é trevas e não há quem possa desvendar esse lugar de trevas, de engano, onde tudo é manipulado para que a alma seja mantida nesse cativeiro. Mas com a presença salvadora do Senhor, eis que os poderes das trevas começam a tremer. Quem pode contra a palavra do Senhor? Quem pode anular a obra de salvação, quando o Senhor chega para invadir o lugar e expulsar as trevas, o pecado e todo tipo de espírito maligno?
        Eis aí a ordem do Senhor? “Levantai-vos, ó portais eternos para que entre o Rei da glória!”. É o Espírito Santo em sua santa atuação, operando vida onde há morte; é a vontade soberana em plena atuação neste mundo; é a força atuante da graça, chegando para desarraigar todo vírus da morte com seu poder corruptível; é a brilhante luz da verdade, chegando para fazer do coração o lugar do santuário, onde Cristo habitará pelo seu Espírito; é a vontade do Pai sendo executada, a fim de que Deus seja glorificada; é a obra vivificadora, tirando o pecador da condição de defunto espiritual, a fim de erguê-lo da morte para a vida (João 5:24).
        Não tem acontecido essas maravilhas na história da salvação? Não é essa a mais bela história a ser contada? Olhemos a vida do salvo e vejamos o que resultou da entrada do Rei da glória. É claro que muitos partiram e nada falaram aqui acerca desse acontecimento tão especial. O ladrão na cruz foi arrancado ali, em poucos minutos da condição de morto espiritual e num instante num novo homem foi feito, pronto para entrar no Paraiso, aquele que merecia o inferno. Mas, olhemos os salvos, aqueles que passaram a viver, porque Jesus passou a habitar neles. Quem pode transformar corações? Ninguém! Mas ali está aquele homem, antes era um adúltero, de cuja boca derramava todo tipo de vaidade, arrogância e perversidade. Mas o que aconteceu, porque agora sua linguagem é diferente; há um novo cântico em seus lábios e há um novo modo de andar. Não há quem possa destruir o poder das trevas no coração do pecador. Ele nasceu assim e vive dia a dia nessa condição de um escravo, marcando com seus passos o testemunho da maldade. Ele desconhece o Deus da bíblia, e quando sabe algo a respeito dele, eis que está pronto a abominar tudo o que é santo e glorioso.
        Encaremos o homem no pecado, porque para ele ser diferente, cheio do amor de Deus, cheio de santidade e de justiça no viver, eis que é seu coração que precisa mudar. Não adianta mudar sua aparência; não adianta tentar fazê-lo religioso, será como enfeitar um defunto. Por algum tempo vai parecer que sua vida mudou, mas essa luz da religião do mundo brilha por pouco tempo, até que a força do mal que habita em seu coração comece a mostrar o quanto é poderoso para tomar o homem no pecado, a fim de usá-lo em seus propósitos malignos. Até que Cristo entre; até que o coração seja purificado pelo sangue do Cordeiro; até que a agua da vida faça sua lavagem de purificação.
        Cristo veio para reinar nos corações; Cristo veio para habitar e ser Senhor e Rei, onde o mal dominava. Agora o coração é dele; agora o controle é dele; agora as honras são dele; agora tudo por fora manifestará justiça, santidade, pureza, adoração somente ao Senhor, amor genuíno e outras atividades manifestadas no viver do crente. Isso acontece quando homens se humilham, reconhecendo seus pecados e invocando o nome do Senhor.

Nenhum comentário: