sexta-feira, 28 de abril de 2017

DESCOBRINDO OS ELEITOS DE DEUS (6)

“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:26-30)
QUEM DEUS ESCOLHEU (    versos 27 e 28).
        Deixemos de lado o mundo com sua mentalidade vã, a fim de olharmos para nosso Deus, e assim conhecermos de perto quem são os eleitos, conforme os versos 27 e 28. Uma lição de imensa importância é que os sábios, os poderosos e os de nobre nascimento estão envolvidos sim no grupo dos eleitos. Mas o fato é que houve grande mudança feita pela graça em suas vidas, de tal maneira que eles pensam e vivem como vivem os eleitos. Assim que um forte se converte ele se torna fraco; assim que um que antes se achava sábio e arrogante se converte a Cristo, imediatamente se tornou um louco. Assim que alguém de nobre nascimento se converte, ele mesmo passa a regozijar nas riquezas achadas em Cristo.      
        Mas a lição mais admirável que vem aos nossos corações é que Paulo utiliza o neutro na linguagem que ele usa no texto. A gramática grega difere da nossa gramática brasileira, porque para nós só tem masculino e feminino. No grego masculino e feminino refere-se a seres vivos, como pessoas e animais. O que não tem vida está situado no neutro. Quando Paulo fala acerca dos eleitos ele põe todos no neutro. Vemos isso nas expressões: “as coisas loucas”, “as coisas fracas”, “as coisas humildes”, “as desprezadas”, e “aquelas que não são”.  O que Paulo quer dizer com isso? Não é que o apóstolo esteja ignorando o fato que somos seres humanos e não meras coisas. O que ocorre é que Paulo está mostrando que aqueles que são chamados por ele para pertencer a igreja nada têm de valor aos olhos do mundo.
        Outro detalhe é que número 5 aparece na lista: as coisas loucas, as coisas fracas, as humildes, as desprezadas e as que não são. O número 5 é o número da graça; é a união do número 4 que na bíblia é o número do mundo com o número 1 o número de Deus. Assim formando a maneira como Deus atua em sua graça para salvar os pecadores aqui. Mas, voltando às coisas, vemos como Deus lida com os homens na salvação, porque ele pega essas “coisas” e as reduz à nada. Notemos bem o que acontece com os salvos: Eles são chamados no texto de “coisas loucas”, depois são chamados de fracos, depois humildes, depois de desprezados e no fim eis que o título dado a eles é de “aquelas que não são”. O que a graça de Deus nos mostra é que realmente quando pegamos essas cinco coisas e as somamos, o resultado é que somos exatamente nada. É esse o ministério da graça no mundo, mostrar que somos o equivalente a nada; que nada temos de valor, que para nada servimos e que o pecado nos fez desprezíveis e inúteis aos olhos de Deus, a fim de que em Cristo fôssemos tirados dessa vil condição.
        Caro leitor, que lição impressionante! Olhemos a igreja, vejamos de perto quem são aqueles que foram tirados do mundo a fim de pertencer a Deus para sempre. Olhemos os homens como ossos secos, que para servem; que Deus fez um milagre em suas vidas, operando neles a vida que há em Cristo pelo Espírito Santo e assim levantou um povo para si, a fim de enlouquecer este mundo com suas maravilhosas obras na salvação.

Nenhum comentário: