segunda-feira, 3 de abril de 2017

O REI DA GLÓRIA (3)

Salmo 24
O REI DA GLÓRIA É SOBERANO CRIADOR (verso 1)
        A terra pertence ao Senhor, mesmo que os homens lutam para tomar posse e declarar que tudo é deles. Cada detalhe da criação pertence ao Senhor e sua glória está marcada em todos esses detalhes, mostrando aos homens que é impossível roubar o que pertence ao Senhor. Também, vemos que a terra com tudo o que nela existe revela o fato que é impossível imitar essa criação; que os homens, com toda esperteza e sabedoria não tem como fazer melhor do que foi feito. Tudo o que fazemos aqui declara que outro poderia fazer melhor. Se eu construo uma casa para mim e acredito que ela foi perfeita, eis que um amigo pode chegar e mostrar que ele a construiria com outros detalhes. Nós somos imperfeitos, mas o mais pequenino detalhe da criação indica a perfeição de Deus. Se qualquer homem tentar imitar, eis que só causará destruição.
        Também, Deus imprimiu sua glória na criação de tal maneira que é impossível que homens e anjos venham furtar isso. A criação inteira marcha contra os homens e lhes ameaça destruir. Mas no tocante a Deus, eis que sua criação lhe é submissa. Notemos como o Senhor ordenou que o mar ficasse agitado, de tal maneira que ameaçava toda tripulação do navio onde Jonas estava. Não havia esperança para ninguém enquanto Jonas não fosse lançado ao mar. Tudo aquilo que Deus usou para mostrar sua glória e trouxesse um avivamento naquele navio. Foi assim também com o grande peixe, bem como com o pequenino inseto que Deus enviou para comer a aboboreira que dava conforto ao profeta. Sua face está também voltada à sua criação, pois tudo depende dele. A criação não somente demonstra sua força, glória e cuidado, como também revela sua sabedoria. O Salmo 104 mostra o quanto ele cuida dos animais de forma impressionante. É dito ali que ele dá comida aos leões e faz usando os próprios animais. Vemos como em sua sabedoria fez com que alguns animais vivessem de ervas, enquanto outros sobrevivessem de carne. Também, na imensidão da sua criação, eis que os homens não são capazes de sustentar tudo isso, mas ele o faz com perfeição e zelo, a fim de que tudo venha a revelar o quanto é forte e dono de toda glória e louvor esse maravilhoso criador de todas as coisas.
        Também, a sua soberania na criação declara que ele não precisa de ninguém para zelar e cuidar do que é seu. Ele absolutamente declara que tem o poder para matar e dar vida. Quando usou a jumenta para falar com Balaão, eis que Deus mesmo mostrou àquele rebelde profeta que poderia ter tirado sua vida e deixado a jumenta viva. Quando vemos os homens ocupados em manter os animais sadios e vivos no planeta, eis que eles fazem isso porque se arrogam em elevar a divindade da evolução, sem saber que não passam de idiotas nas mãos do todo poderoso. Eles ignoram que são pobres mortais e que após a morte terão que comparecer perante o juiz, enquanto os animais irracionais morrem e desaparecem. O planeta terra deveria ser um palco de adoração a Deus, mas os homens perversos e ímpios tentam soberbamente roubar a glória que pertence a Deus. Eis aí o criador enviando chuva, sol, calor, frio e outras estações, a fim de suprir aquilo que sua criação precisa. Sua bondade, ternura e compaixão cobrem todo planeta, independente dos atos perversos dos homens.
       Ora, enquanto o pecado estiver com sua nódoa sobre toda criação, eis que a criação continuará nesse estado de gemido, sentindo em tudo a agonia dos efeitos devastadores do pecado. Os animais estão ativos, mas não com o objetivo para o qual foram criados. Eles estão à busca de comida para evitar a morte. Quem causou isso? Cada um dos homens se tornou como o próprio diabo; cada um que aqui entrar quer roubar a glória que pertence a Deus. Quão tremendo é esse peso do pecado! Quão terrível é a miséria para seres que ofendem a Deus e sua criação, enquanto vivem seus dias aqui!

Nenhum comentário: