quarta-feira, 5 de abril de 2017

A CONFISSÃO DE VIDAS SANTAS (2)

“Eu sou do meu amado e o meu amado é meu; ele pastoreia entre os lírios” (Cantares 6:3)
INTRODUÇÃO:      
        Devo permanecer um pouco mais na introdução, a fim de mostrar a importância dessas verdades reveladas aos crentes. Precisamos saber que a nossa confissão é algo de extrema necessidade, enquanto estivermos peregrinando neste mundo que jaz no maligno. Os crentes pertencem à igreja e em Cantares a confissão que procede da boca de uma pessoa salva representa a confissão de toda igreja. A segurança do crente está em sua dedicação e consagração inteira a Cristo. O mundo é liderado pelo terrível sedutor das almas; à cada dia homens e mulheres estão se inclinando perante esse ser invisível, o qual é dominado no coração pelo ardente desejo de ser igual a Deus. Em nada esperamos que os homens do mundo vão querer amar a Cristo, porque jamais isso vai acontecer, assim como não esperamos que um leão venha comer ervas como os búfalos. A mensagem de Cantares (assim como toda bíblia) é dirigida aos verdadeiros e genuínos crentes, porque se espera que da boca deles e do coração sairá essa declaração de fé e de amor: “Eu sou do meu amado...”. Então, importa que agora examinemos de perto essa tão bela declaração de amor. Para isso creio que será de grande ajuda se eu passar algumas lições preliminares e breves, para ajudar na compreensão do texto em pauta. Claro, são lições que os leitores que amam a bíblia já as conhecem, mas que vale a pena repeti-las aqui.
        1.     Sabemos que o crente é unido a Cristo, como a esposa é unida ao marido. Desde o dia quando houve a conversão e a fé genuína na pessoa do Salvador bendito, eis que o Espírito Santo veio para habitar o salvo e torna-lo para sempre do Senhor.
        2.     O mundo e o diabo continuamente chegam p/ seduzir e fazer cair. Os mundanos e incrédulos não são tentados, porque já pertencem ao mundo e ao pai da mentira. Mas os crentes foram libertados e resgatados por Deus e para Deus, e o diabo sabe disso. Eis a razão do intenso ódio dele contra Jó, sendo impedido por Deus de destruí-lo. Cada crente deve saber disso e assim andar precavido, disposto a aprender da palavra e sempre submisso ao Senhor.
        3.     O crente precisa conhecer a respeito do amor do Senhor. A bíblia é a carta de amor do Senhor para seu povo. Não tem como aprender acerca do nosso Deus fora das Escrituras. Por isso nenhum crente deve perder os cultos, deixar de ouvir as mensagens e gastar tempo com a leitura e meditação na palavra à cada dia. O amor ao mundo e a luta para obter sucesso financeiro têm afastado e esfriado a fé de muitos no tocante ao conhecimento da palavra. Não há desculpas porque a negligência traz consequências drásticas à vida do crente, além da desonra ao nome do Senhor.
        4.     Essa confissão é feita continuamente em forma de Confissão, adoração e de testemunho. A confissão da esposa em Cantares deve ser a nossa confissão que irradia do nosso coração para fora. É claro que não devemos fazer por mera formalidade, mas sim como genuína confissão; com firme prontidão em deixar que o mundo veja o que somos agora; que fomos salvos, comprados pelo sangue, visitados pela livre misericórdia, quando realmente éramos réus e condenados. Esse é o testemunho da igreja; essa a forma clara de evangelizar os perdidos. O mundo precisa ver em nós que somos diferentes; que éramos homens naturais, mas que agora fomos feitos homens espirituais; que agora somos homens espirituais, mas que nossa atitude perante os homens é natural; que somos verdadeiros homens no sentido real da palavra; que não somos ETs; que agora realmente entendemos o amor de Cristo por nós e que realmente podemos amar os perdidos como fomos amados pelo Senhor. Estamos no mundo para essa finalidade; a nossa luz brilha através dessa confissão extraída de um coração que foi purificado e santificado.
        Agora devo entrar nos detalhes da frase, mas anelando que Deus desperte mais leitores que realmente anelam conhecer o Senhor, amá-lo mais e torna-lo conhecido no modo de viver.

Nenhum comentário: