sexta-feira, 28 de abril de 2017

ADORANDO A DEUS EM VERDADE (2)

                                               Salmo 96:1-6
ADORAÇÃO AO SENHOR EM FORMA DE CÂNTICOS (vs.1,2).
        Minha tarefa hoje é entrar na primeira lição do Salmo 96, envolvendo os versos 1 a 6. O que o Espírito de Deus nos mostra logo de início é que esse Salmo é incrivelmente profético, porque envolve o serviço sacerdotal à todas as nações: “Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras”. O propósito da salvação vinda de Deus envolveu todos os povos, foi essa a promessa que ele fez a Abraão, de abençoar por meio dele todas as nações. Os verdadeiros crentes desde a época da lei sempre se alegraram com essa verdade. Somente os incrédulos e rebeldes judeus tinham intenso ódio dos povos e sempre resistiram a essa verdade, mesmo vendo um Salmo como esse que estamos presenciando agora em nosso estudo.     
        O propósito de Deus na salvação é fazer com que pessoas de todas as nações lhe conhecessem, o Deus da salvação. O serviço sacerdotal não era para ficar apenas com os levitas, mas sim com sinceros crentes, porque todos os salvos foram chamados para esse maravilhoso serviço de adoração ao Senhor. A salvação tem em vista mostrar a glória de Deus; mostrar o quanto ele é soberano e como opera transformação nas vidas de judeus e gentios. Deus é glorificado quando bocas são abertas e lábios purificados, mostrando através de cânticos que homens e mulheres tiveram seus corações transformados, por essa razão podem agora cantar hinos de louvores ao Senhor.
        A primeira lição que emerge do texto é que cantar ao Senhor revela um milagre na vida. Neste mundo a música faz parte do viver de todos, mas ela revela também o quanto o pecado desviou o homem do propósito principal – a glória de Deus (Romanos 3:23). Quando entramos num mercado, quando ligamos o rádio, a tv. Quando homens estão cantando em bares, boates e no carnaval presenciamos com tristeza o fato que o mundo adora a mentira, pois suas músicas são inúteis e revelam o quanto a mentira domina as mentes, corações e sentimentos. Que tristeza e vazio envolvem este mundo! Não há qualquer sentimento para Deus; não se espera que os homens vão celebrar o nome do Senhor, mas sim proclamar o nome do diabo e revelar suas paixões por meio daquilo que cantam dia a dia.
        Nós mesmos lembramos o quanto estávamos envolvidos neste sistema enganoso, como nossas emoções estavam sob o controle do diabo e como seguíamos a mentira. Quando eu era adolescente, minha paixão era pela música da jovem guarda e a todo instante abria a boca para proclamar mentira, mesmo frequentando a igreja batista e cantando os hinos ali. Meu coração não era transformado, meus lábios não foram purificados, por isso amava tanto aquilo que o mundo tanto gostava.
        É óbvio que Deus não está pedindo a qualquer pessoa que celebre e cante louvores a ele, porque somente os salvos podem fazer isso. Alguém pode sim, cantar hinos belos, músicas evangélicas e ao mesmo tempo cantar os louvores deste mundo. Seus lábios não foram purificados na salvação. Não é que eles amam a Deus e amam o mundo. Lábio dividido, na realidade ama apenas o mundo e seu sistema, porque não pode amar ao mundo e a Deus ao mesmo tempo. O Salmo está referindo aos verdadeiros crentes, aqueles cujos corações foram santificados e que agora amam ao Senhor; aqueles que compreenderam a salvação em Cristo e que carregam no íntimo o temor ao Senhor. Tudo neles foi santificado, para que tudo funcione apenas para a glória de Deus.

Nenhum comentário: