quarta-feira, 12 de abril de 2017

O REI DA GLÓRIA (8)

                                                      Salmo 24
APRESENTAÇÃO DAQUELES QUE HÃO DE HERDAR O CÉU: “Este obterá do Senhor a bênção....”
        A lição mais preciosa e impressionante de toda Escritura é o fato que homens e mulheres um dia vão subir ao “Monte do Senhor”. Por essa razão o Salmo 24 traz à lume as maravilhas da compaixão graciosa de Deus neste mundo. Já vimos a nossa condição tão vil, atirados no pecado, com nossas mãos manchadas do pecado; com nossos corações apresentados como um profundíssimo poço da perdição, merecedores dignos do inferno, e com nosso viver aqui comprovadamente levado pela vaidade de querer o mundo e as ambições apresentadas por satanás e desejadas pelo engano da carne.
        Amado leitor, olhemos para os salvos, contemplemos aqueles que agora confessam a Cristo como Senhor e salvador. Quem eles são? Houve algo de bom neles que atraísse a atenção favorável da parte de Deus? Claro que não! Quando a bíblia mostra a salvação, ela está fazendo brilhar a grandeza ilimitada da soberana atuação de Deus neste mundo. Como pode homens e mulheres entrar no céu? Como poderão subir aqueles que um dia tomaram a decisão de pecar contra Deus, dando-lhes as costas, a fim de ajuntar-se a satanás e ser participantes desse império do mal? Mas, essa é a verdade da doce atuação da graça neste mundo. Olhemos para um crente; contemplemos de perto uma alma alcançada pela salvação. Não analisaremos do ponto de vista deste mundo, porquanto o mundo e seu sistema religioso fazem suas apresentações de forma diametralmente opostas à maneira bíblica. Eles são vistos nas aparências, nas obras, em seus atos de justiça.
        Mas não vamos nos desviar das sagradas letras, vamos nos apegar à palavra fiel. O verso 5 mostra como essas almas recebem do Senhor suas eternas bênçãos: “Este obterá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação”. Notemos bem que os olhos graciosos do Senhor estão focados nos salvos, porque eles são aqui no mundo a manifestação da poderosa atuação salvadora de Deus. As bênçãos do alto estão sobre eles, porque foram abençoados com toda sorte de bênçãos, conforme Paulo fala em Efésios 1:3. Nem sempre serão vistos como pessoas ricas, abastadas de bens terrenos. As bênçãos de Deus derramadas sobre os salvos são completamente estranhas aos pensamentos dos mundanos. Deus fez com que seu povo fosse constituído de filhos de Deus (João 1:12). Deus diariamente põe seus olhos de cuidado, de amor, de proteção, de provisão e de disciplina sobre aqueles que ele aprouve chamar à salvação.
        A segunda lição que o verso inspirado transmite mostra o que realmente significa a salvação bíblica: “...e a justiça do Deus da sua salvação”. A provisão do céu à terra é justiça; o que Cristo veio fazer para os pecadores foi trazer-lhes a justificação; a forma como Deus lida diariamente com seu povo é guiar seus santos pelas veredas da justiça. Ora, os crentes sabem dessa verdade. Justiça é a maneira santa e pura como devemos viver, como devemos nos apresentar neste mundo perante os homens. Nosso traje é de justiça, nosso falar é de justiça, nosso proceder é de justiça, nossos cânticos engrandecem os atos de justiça de Deus. Se quisermos ser bênçãos e servir aos homens, o passo certo deve ser de um viver justo. É no terreno da justiça que brota o fruto do Espírito. Foi nesse caminho que José triunfou no Egito, mesmo em circunstâncias tão indesejáveis. As prisões de Deus aqui para seu povo, de repente têm suas portas abertas para caminhos de glória. O caminho para o céu é pavimentado de justiça.
        Termino esta página para dizer que não há possibilidade de qualquer bênção para os que querem andar pelas veredas tortuosas deste mundo. O Senhor em nada prometeu abençoar os que andam na iniquidade. A solução para os rebeldes está no arrependimento e numa sincera conversão a Cristo, a fim de obter o perdão dos seus pecados.

Nenhum comentário: