terça-feira, 4 de abril de 2017

O REI DA GLÓRIA (4)

                                                     Salmo 24
O REI DA GLÓRIA É SOBERANO CRIADOR (verso 1)
        Também, podemos afirmar que toda criação foi feita na pureza e na santidade do criador. É verdade que o pecado conspurcou tudo, invadiu e corrompeu, trazendo espinhos e abrolhos, onde só havia fruto. Mas a criação em si permanece pura e revela a santidade de Deus. Não há nada de errado no álcool, porque foi criado por Deus para o bem, quando utilizado naquilo que é próprio. É o homem quem toma para sua própria destruição. Os animais não foram criados para matar, como fazem os animais ferozes e os venenosos. Na perfeição da criação de Deus, eis que eles simples utilizam legitimamente os instrumentos de defesa, a fim de escapar da fúria dos homens e também buscar sobrevivência onde tudo está amaldiçoado. São os verdadeiros crentes que podem utilizar tudo o que há na criação com adoração, temor e santidade, vendo em tudo a providência perfeita de Deus.
        Também, toda criação de Deus tem alicerce firme e inabalável. Não há ninguém que possa destruir a criação, porque tudo está tão firmado que os homens não passam de pobres seres incapazes de remover qualquer pedra desse firme e inabalável alicerce da criação de Deus. Deus em sua santidade tem seus olhos postos para purificar a terra de toda contaminação promovida pelo pecado. O Senhor não abandonou a natureza criada, por essa razão ele adverte e ameaça nações inteiras, mostrando que tudo é dele, e que ele há de proteger sua criação das imundícies do pecado. Vemos esse fato em Levítico, quando Deus ordena a Israel, para que não imite as nações em Canaã, para onde estavam indo. As práticas daqueles povos eram terríveis; suas imundícies no pecado atraíram a cólera de Deus, de tal maneira que o próprio Deus declarou que utilizaria Israel, a fim de extirpar todos aqueles moradores, sem qualquer compaixão.
        Vez após vezes Deus declara em sua palavra que a terra é dele. Em Deuteronômio 28 fala a Israel que usaria sim todo tipo de enfermidade e perturbação, a fim de destruir Israel, caso a nação não obedecesse sua lei. Vemos ali que ele haveria de tomar todo tipo de enfermidade, como exército seu, a fim de mostrar sua ira contra um povo rebelde. Ninguém pode contra o Senhor e tudo isso nos é revelado para que possamos nos humilhar e viver em santo temor perante o grande Rei do universo.
        Também, Deus mostra a grandeza da sua soberania mostrando como foi que ele fez a terra. Quando vamos construir uma casa ou um edifício é claro que a primeira coisa a fazer é o alicerce firme, a fim de edificar a construção, e assim não oferecer qualquer perigo posteriormente para os que ali vão morar. Mas no tocante à terra, eis que Deus afirma que o alicerce utilizado por ele são as águas: “Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu” (verso 2). Notemos que Deus opera assim em todos os seus feitos; ele opera usando o que para nós é milagre. Por incrível que pareça, os continentes e ilhas formam como que pranchas sobre as águas. E ele afirma que tudo foi feito com consistência e inabalável. Ele desafia as nações; ele põe no pó a arrogância dos poderosos e dos cientistas ateus. Quem pode explicar isso? Qual a faculdade que pode ensinar uma lição dessa? Ele é aquele que abala o mundo; é ele o dono dos abalos sísmicos; é o aquele que com apenas uma ordem faz a terra toda tremer, a fim destruir a arrogância do mundo.                                          
No livro de Jó, a partir do cap. 28, eis que o Senhor dá preciosas lições a Jó. Ele nada fala das estrelas, nem dos planetas, mas sim da terra. Ele simplesmente desafia Jó com perguntas: “Onde estavas tu, quando...?”, ou “podes tu...?”. Ele declara que tem consigo todo poder sobre o vento e que até mesmo tem depósito de vento e do gelo, guardando tudo para ocasião apropriada. Ele mostra na criação dos animais aqueles que Jó jamais poderia usar, a fim de ser bichinho de estimação para os filhos. São assuntos poderosos e cheios de maravilhosas bênçãos que alegram nossos corações, tudo para que adoremos ao Senhor e vivamos em humildade.

Nenhum comentário: