segunda-feira, 10 de abril de 2017

O REI DA GLÓRIA (7)

                                                     Salmo 24
O REI DA GLÓRIA É SANTO (versos 3-6)
        Temos visto até agora o quanto o Salmo 24 é Deus mostrando o estado humilhante do homem, porque, mesmo que estejam vivendo na soberba do pecado, achando que o mundo aqui pertence a eles, eis que o Deus de toda bondade reivindica tudo para si, declarando com o isso que o homem nada tem e nada pode levar consigo daqui; que o “galardão” do pobre pecador é a morte; que toda criação zomba e afirma o quanto os homens não passam de pobres peregrinos nesta vida; que à luz da verdade bíblica, são eles culpados e que a merecida punição eterna lhes espera.
        Mas, por outro lado vemos com clareza o quanto o Senhor é tão maravilhoso em sua graça em favor dos pecadores, pois ao perguntar: “Quem subirá ao monte do Senhor...?” ele realmente está mostrando aos homens que há uma provisão em sua graça para que os pecadores encontrem nele a salvação. Ele mostra a impossibilidade dos homens entrar no céu, por si mesmos, porque ao expor as condições, então todos os homens devem se curvar perante o Senhor, a fim de confessar que nada podem fazer no tocante a subir e habitar com Deus no céu. Examinemos de perto para que vejamos o quanto é impossível para pobres pecadores alcançar por decisão própria essa santa exigência de Deus. Quem somos nós? De onde viemos? Porventura tem algum filho de Adão que tenha suas mãos limpas? Não nascemos nós no pecado? Não viemos da corrupção do pecado? Não nascemos todos com toda disposição para a praticado do mal? Mesmo que os arrogantes respondam que não são tão pecaminosos assim, eis que a inerrante palavra de Deus vem mostrar o quanto nossas mãos estão manchadas, provando nossa culpa.
        Também, a bíblia revela nosso coração, mostrando o que sai dali. Jesus deixou claro para os arrogantes fariseus que o problema do homem não era resolvido com a lavagem das mãos, dos pratos e dos copos, mas que todo mal era proveniente de seus corações corrompidos, de onde emanava toda espécie de concupiscência, maldade e idolatria. Se homens e mulheres querem discutir com Deus, argumentando que estão livres de vários tipos de pecados praticados por milhares, eis que nosso Senhor vai mais longe ao declarar que aqueles que vão subir ao céu para habitar com ele são os que não entregam sua alma à vaidade. Que descoberta terrível! Quantos vivem na ilusão de que estão aptos para entrar no céu só porque não fazem parte de tantas imundícies vistas neste mundo perverso.
        Mas eis que nosso Senhor mostra o estado alarmante de nossos corações, porque entregamos aqui nossa alma à vaidade. Já escrevi sobre esse assunto, mas essa verdade é a mais alarmante de todas as descobertas. Até mesmo dentro de uma religião homens e mulheres mostram através de seus atos, que cerimônias religiosas, cânticos, vestes, orações e outras atividades podem ser usadas, a fim de entregar as almas à vaidade. São meios que buscamos a fim de conquistar o que o mundo oferece; são meios que usamos para granjear galardões na terra, conforme o ensino de nosso Senhor em Mateus 6.
        Agora as interrogações são feitas por nós mesmos. Porventura, tem alguém que esteja com suas mãos limpas? Que está livre dessas contaminações? Que tenha nascido na pureza e que nunca se manchou com as maldades aqui? Tem alguém cujo coração é limpo; que não há qualquer cobiça, interesse por aquilo que outros têm? que suas intenções são benditas e que a vida é livre e desinteressada dessas paixões terrenas? Tem alguém cujo coração está ligado ao céu? Que sua alma agora está em liberdade, livre dessa escravidão terrena e tem no coração a liberdade dada por Deus no íntimo? Se tem, então, pode ter certeza que essa alma habitará no céu; que subirá sim para esse santo lugar.

Nenhum comentário: