quinta-feira, 27 de abril de 2017

DESCOBRINDO OS ELEITOS DE DEUS (4)

“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:26-30)
EXAMINANDO OS VOCACIONADOS À SALVAÇÃO (verso 26)
        Os muitos poderosos. Refere-se aos que têm posição neste mundo. Normalmente os poderosos deste mundo são também arrogantes devido à posição elevada. Somente Deus pode controlar os corações daqueles que estão em eminência, a fim de que não venham a dominar a população. Daniel aproveitou a ocasião favorável, quando pode interpretar o segundo sonho de Nabucodonosor, e assim exortá-lo a mudar sua atitude, usando de misericórdia em favor de um povo sofrido, sobre o qual agia de forma tirânica (Daniel 4). Deixados soltos, eis que satanás tende a elevar a soberba dos poderosos, como ocorreu com o Faraó nos dias de Moisés. Vemos com que arrogância ele desafiou Deus e foi assim puxado pela ira do Senhor em direção às profundezas do mar vermelho.
        Nem todos os poderosos são arrogantes. José subiu ao trono, mas essa posição em nada contagiou seu coração, porque pela graça ele pode entender que foi Deus que o elevou à condição de governador do Egito, a fim de servir ao mundo e à sua família, conforme ele mesmo fala acerca disso em Gênesis 45. Normalmente não vemos elementos revestidos de honras terrenas sendo participantes da igreja de Deus. Mas quando eles conhecem o evangelho, mesmo dentro de uma igreja o viver deles tem que ser adaptado à igreja de Deus e nunca ao contrário. Já vi igrejas dando posição de honras aos que estão em eminência neste mundo, só por causa de sua posição. É claro que se são homens espirituais, então devem trabalhar na igreja de Deus exercendo seus dons para o bem da igreja. A luz da graça e da santidade de Deus na igreja há de apagar as toscas lanternas que fantasiam e que tanto glorificam os homens revestidos de poder neste mundo. Se a mensagem do evangelho não levar o homem à humilhação perante Deus, então é certo que indivíduos assim serão motivos de tropeço no meio do simples povo de Deus.
        Os de nobre nascimento referem-se àqueles que pertencem à nobreza. Normalmente as riquezas são o galardão deles e neste mundo eles já receberam sua coroa de honras, dada pelos homens. Moisés ignorou essa posição e preferiu olhar para o sofrido povo de Israel, porque almejava o galardão celestial. A família do Senhor neste mundo é sofrida, detestada e perseguida aqui. Então, quem é de nobre nascimento deve estar situado em sua condição de pertencer ao povo de Deus, caso se converta a Cristo. O evangelho nos posiciona como novos nascidos de Deus, nascidos do céu, conforme o Senhor mostra em João 3 para Nicodemos. Na igreja não há lugar para as honras terrenas, nem para os ambiciosos por poder e nome. Na igreja somente o Senhor é glorificado e os salvos são aceitos nele.
        Assim podemos compreender que aqueles que compõem a igreja de Deus aqui nada possuem daquilo que o mundo tanto busca. Na igreja os dons são dados para servir uns aos outros; os que são pastores e diáconos, realmente estão ali para servir humildemente ao povo de Deus. O reino de Deus é diferente do reino terreno, porque quem quiser ser grande terá que ser o menor. Foi essa a atitude do Senhor Jesus, o qual deixou o céu e veio ao mundo para nos servir. Devemos nós ser diferentes?

Nenhum comentário: