sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

A ÚNICA PORTA PARA A SALVAÇÃO (3)


“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9)

O PERIGO DO AUTO ENGANO.

        Talvez o maior perigo para muitos é pensar que por ser filho de crente, automaticamente já entrou e é salvo. A salvação é pessoal e a fé é pessoal, individual. Por mais que minha mãe me amasse e quisesse que eu fosse para a igreja, ela não poderia gerar a mesma fé que ela tinha em mim. Deus opera por chamada e foi isso que o Senhor transmitiu para Isaque e Rebeca: “Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú”. É claro que com muitos não entendemos o modo como Deus opera soberanamente Sua salvação, porque é mistério que muitas vezes Deus não nos mostra. O que vemos é que aquela pessoa, um filho ou um neto se tornou um crente. O que mais importa aqui é que os pais crentes devem sentirem honrados em levar seus filhos à igreja nos dias de culto e durante a semana passar-lhes os ensinos da palavra, conforme Deus orientou que os judeus o fizessem com seus filhos.

        Enquanto nossos filhos estão conosco, devemos lutar para que eles saibam o quanto é privilégio ouvir a palavra e participar dos cultos a Deus. A chamada democracia não é motivo para que nossos filhos recusem a excelência, porque gosta do bom. Por que eles devem dizer não aos pais, na questão de ir para os cultos? Por que eles devem dizer para a natureza maligna e dizer sim para o mundo? Afinal, é isso o que Deus quer? Nosso Deus não é dono absoluto de tudo e de todos? Não nos foi dada a incumbência de criar nossos filhos para a glória de Deus? Eu li a respeito de casal crente que na hora do culto um pegava na mão direita do filho e o outro pegava na mão esquerda e o levava forçado à igreja. Por que não? Não é infinitamente melhor para ele? Por que na hora de comer, tomar banho, dormir e ter todo conforto que um filho pode ter de um lar amoroso, eles não se rebelam? Por que têm que rebelar na hora de oferecer culto a Deus na igreja?

        Também, há o perigo de achar que pode entrar por meio de profissão de fé e pelo batismo. Sem dúvida estou lidando com dois assuntos que são de real importância para a vida cristã, mas que se for colocado fora do seu devido lugar poderá ser motivo de perdição. A profissão de fé é importante na vida de todo crente, assim como o batismo. Ninguém pode negar isso. Porém, é bom lembrar que profissão de fé e batismo sem que primeiro a pessoa seja salva pode trazer sentimentos perigosos num coração enganoso e enganado. Nunca a bíblia colocou essas coisas fora do seu lugar. Muitos creem em tudo o que sua igreja ensina e muitos desses ensinos são de fato bíblicos, mas sem que a pessoa tenha entrado pela porta da salvação, tal profissão de fé de nada serve. Um conhecimento mental de algumas doutrinas e afirmações bíblicas não traz salvação à alma. Conheci pessoas que acreditavam e acreditam que são salvos por que fizeram essa profissão de fé, mas vivem longe da realidade da vida cristã autêntica.

        Quanto engano há também no batismo! Não há quantia de água que pode trazer salvação ao perdido. Sou batista e creio que o batismo certo é por imersão, mas jamais ensinei que o batismo tem qualquer efeito na salvação de alguém. Eu sei que nós os pastores somos susceptíveis a batizar pessoas que nunca foram salvas. Eu mesmo já batizei muitos que jamais conheceram salvação e suas vidas posteriormente provaram isso. Gostaria de jamais errar nisso, mas creio ser impossível. Mas o que quero aqui dizer é que tudo isso é válido se a pessoa já entrou pela porta para ser salva. Os pecadores são primeiramente chamados ao arrependimento e conversão a Cristo, crendo Nele como Salvador e Senhor, invocando Seu nome para ser salva. Assim vem o batismo e a confissão de fé será genuinamente algo do coração de uma alma que foi feita nova criação em Cristo.


Nenhum comentário: