quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

“CONFESSAR PERANTE OS HOMENS” (7)


“Eu lhes digo: Quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus” (LUCAS 12:8)

A VERDADEIRA CONFISSÃO

        A nossa confissão realmente começa a brilhar quando somos provados e mostramos ser aqueles que realmente perseveram na fé que agrada a Deus. Dizem que as pedras mais procuradas para adornar lugares são aqueles que constantemente são sacudidas pelas ondas do mar, enquanto aqueles que estão em lugares tranquilos e que em nada recebem influências das chicotadas ondas, nada elas têm de valor. Se não fossem os anos longe dos parentes e queridos, sofrendo na casa de Potifar e posteriormente na prisão, José em nada seria usado por Deus, a fim de governar o Egito e trazer solução para a fome que ameaçou a humanidade naqueles dias.

        Vejo o quanto os chamados crentes modernos desconhecem o verdadeiro significa de confessar Cristo perante os homens. Raramente achamos um crente destemido e ousado. Alguns parecem que vão dar fruto, mas quando a pressão vem e o fogo aumenta sua temperatura, normalmente a pessoa foge. O mundo moderno está rindo e zombando dos chamados crentes, porque o modo de vida deles é semelhante ao mundo. Onde estão os crentes hoje? Na igreja? Oração? Buscando santidade? Separando do mundo para o Senhor? Lendo a bíblia e a ensinando para os filhos? Pedindo conselhos para seus pastores fieis? A resposta é negativa para todas as perguntas. Noutras palavras estão sempre negando a Cristo e não confessando. Muitos deles jamais conheceram provação no viver, porque fogem de santidade e não querem ser postos no fogo da prova.

        Mas vamos examinar isso de forma mais positiva. Confessamos nosso Senhor quando Deus nos ensina a ficar sozinhos. Se tem algo que a natureza carnal odeia é quando aqui se sente desamparada de amigos e parentes. Mas ao confessar o Senhor perante os homens é necessário que estejamos prontos a ficar sozinhos. Não significa que vamos abandonar nossos queridos aqui, mas sim que por causa da nossa disposta posição em glorificar Cristo no viver, percebemos que logo eles começam a se afastar. Se quisermos andar com Deus, então teremos que aprender a ficar sozinhos e desamparados aqui. Agradar o Senhor pode significar desagradar pessoas queridas que sempre fizeram parte de nossas vidas. A fé cristã não é uma espada feita de plástico, mas sim do aço celeste e os crentes são chamado a usar. A tribo de Levi é lembrada no final da vida de Moisés, porque eles recusaram ter compaixão dos parentes, quando Deus mandou eliminar todos os que fizeram o bezerro de ouro (Êxodo 31)

        Confessamos quando constantemente negamos a carne com suas paixões e concupiscências. Conheci uma jovem que começou vir à igreja, porque recebeu uma mensagem através de um folheto. Ela começou a receber os ensinos no propósito de ser batizada, mas assim que ela soube que tinha que organizar sua vida, casando com o moço com o qual vivia juntos, ela simplesmente recusou. Outra jovem ficou muito encantada com os ensinos da graça, ficou firme na igreja, vinha aos cultos de oração, mas assim que ficou apaixonada por um moço ímpio, ela recusou continuar seguindo a Cristo. Essas são ilustrações claras de pessoas que em lugar de uma confissão sincera resolvem negar o Senhor.

        A vida daqueles que seguem a Cristo é envolvida completamente pelo Senhor. Cristo não será um mero espectador. Homens e mulheres convertidos veem que Cristo não está em primeiro lugar, mas sim que Ele é tudo no viver e que Ele exige submissão e respeito ao Seu senhorio em toda maneira de viver.


Nenhum comentário: