terça-feira, 5 de janeiro de 2021

“NEGAR A CRISTO DIANTE DOS HOMENS” (11 de 11)


“Mas, o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus” (Lucas 12:9)

O TERROR DE NEGAR A CRISTO. “...eu o negarei perante...”

        Chego agora ao final desta mensagem. Temos perante nossos olhos uma verdade terrível, quando o Senhor disse que, quanto àquele que O negar perante os homens, Ele o negará diante dos anjos de Deus. Que fato tremendo! Quando Pedro negou ao Senhor, após reconhecer seu fracasso, todo aquele triste episódio mexeu com todo seu ser; ele foi ferido e humilhado, a fim de apresentar-se ao Senhor da forma como precisava. Quando vemos tanta brincadeira com o nome do Senhor ultimamente; quando vemos muitos declarando ser crentes, mas ao mesmo tempo negando o Senhor no modo de viver perante os homens, isso nos causa verdadeiro espanto. O que está acontecendo hoje é que os homens chamados de crentes estão brincando com a arte de negar o Senhor.

        Ao mostrar o terror de negar o Filho de Deus no viver, a pessoa está mostrando no viver que nunca pertenceu a Cristo. Eu sei o quanto o evangelho moderno, tão enxertado de humanismo tem procurando facilitar a entrada da multidão e mostrado o quanto Deus tem muita felicidade, muita alegria, muitas bênçãos para todos quantos aceitarem a Jesus como Salvador. Mas se examinarmos bem veremos que nosso Senhor, não somente trilhou o caminho das lutas, provações e perigos, com também advertiu a todos que O queriam segui-lo das dificuldades e das necessidades de carregar a cruz. Na mensagem do Mestre, segui-Lo significava carregar a cruz, servi-Lo, enfrentar oposição, perder confortos tão requeridos.

        Aqueles que negam o Senhor estão provando que caminham pelo caminho largo, com a multidão rebelde. Não é possível seguir a Cristo e o mundo ao mesmo tempo. O mundo tem dentro de sua natureza um tremendo ódio do Senhor, e não importa se nosso ambiente é formado por nossos amigos, parentes, pessoas educadas, sociais, etc. O mundo odeia o Senhor. Se nega a Cristo é porque ama o mundo. Não há como harmonizar as trevas com a luz, a mentira com a verdade, o céu com o inferno, um Deus soberano com o príncipe deste mundo. Ao negar a Cristo está indicando que a pessoa caminha pelo caminho largo, com a multidão rebelde, por isso há de negar os absolutos de Deus no viver.

-       Também, quem nega o Senhor está provando que sua fé não é a mesma fé dos santos e que nada possui que possa ensinar aos anjos aqui. Os anjos de Deus aprendem com os salvos o que realmente significa salvação. Os anjos não podem conceber que alguém que afirma ser um crente possa tremer suas bases e esconder sua fé perante os homens. Nosso Senhor diz no texto que tal pessoa será negada diante dos anjos. Não é necessário que agora haja temor, espanto, humilhação e arrependimento? Por esse fato que Tiago exorta a todos a uma conversão de coração a Deus.

        Cristo há de negar aquele que O nega perante os homens. O Senhor irá dizer que aquela pessoa não era conhecida por Ele nem Dele. Que dura realidade! O Senhor proclama em Sua Palavra que Ele conhece os que Lhe pertencem; que Ele sabe onde estão Suas ovelhas e que Ele não perderá nenhuma sequer. A mensagem final aqui é que para o espanto dos anjos, o Senhor mostrará que aquele elemento que teve vergonha Dele perante os homens; aquele elemento que teve medo e negou sua fé, será revelado como alguém que jamais Lhe pertenceu. Não é uma lição para que tomemos  nosso modo de viver em santo temor. Aliás, foi essa a exortação que Pedro deu aos santos no final de sua segunda carta. Cuidemos para não sermos levados pelo engano e paixões deste mundo, porque tudo o que acontece aqui revela o que somos em nossos corações. Talvez tenha alguém que queira confessar ao Senhor seu pecado por ter-Lhe negado perante os homens. Que momento precioso para uma entrega e santificação agora.

Nenhum comentário: