quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

“ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU” (1)

 

“Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu...(Mateus6:9e10)

INTRODUÇÃO:

         A oração ensinada pelo Senhor em Mateus 6 é muito conhecido por todos os crentes, até mesmo pelos não crentes. Entendamos primeiramente à luz do contexto, onde nosso Senhor está ensinando Seus discípulos como viver na terra, em contraste com o sistema dos ímpios. Não esqueçamos que o Senhor está fazendo contraste entre o evangelho verdadeiro e sistema legalístico implantado pelos hipócritas fariseus. Se alguém, algum pastor ou mesmo alguma igreja gosta de recitar essa oração, eu pessoalmente nada vejo de errado.

O que nosso Senhor quer nos ensinar sobre essa parte da oração que Ele transmitiu aos Seus discípulos? Não vejo essa oração como sendo a oração que devo citar sempre, mas sim como o esboço, onde o Senhor trata de todos os assuntos que devem envolver a verdadeira oração. Notemos bem que em nenhum outro lugar no Novo Testamento os discípulos oraram assim. Realmente, toda essa oração brilha com fulgor e tem muito para nos ensinar. Não tenciono passar por toda essa oração nesta mensagem, mas sim tratar do tema exposto acima sobre a vontade de Deus.

         Como todos os ensinos do nosso Senhor, lembremos bem que esta oração está recheada de ensinos preciosíssimos para as vidas dos crentes. Notemos que toda oração genuína está carregada dessas verdades tremendas. Nessa oração os discípulos são exortados chamar Deus de Pai: “Pai nosso”. Em segundo lugar é uma oração humilhante, porque nos tira das realidades terrenas, para nos envolver com realidades ligadas ao reino de Deus, no céu. Então, percebe-se que os crentes têm um lugar infinitamente superior ao sistema terreno, onde eles vão buscar recursos jamais achados na terra. Eles têm um lugar onde chegam em espírito e têm um Pai que lhes ouve. Tudo isso se torna um frescor no viver do crente.

         Mas por outro lado isso essa oração mexe com as urdiduras de uma natureza corrompida e ligada orgulhosamente ao sistema mundano. Se formos deixados soltos, sem dúvidas cairemos na mesma disposição unida deste mundo em se voltar contra Deus. Precisamos ser um crente genuíno para colocar essa oração em prática, caso contrário ela será apenas decorada e citada, sem qualquer valor para o viver. Nosso Senhor inclusive adverte os discípulos sobre o perigo de imitar os pagãos que fazem aquelas repetidas rezas, achando que serão ouvidos. O Senhor está mostrando como o peso deste sistema mundano tende a vir sobre nós, a fim de esmagar nossa fé e fazer nosso testemunho desacreditado. Ele fala sobre nossas preocupações com comida, bebida e roupas e afirma que os gentios vivem assim.

         Enfim, nosso Senhor mostra que é nosso dever adorar e exaltar o nome do Senhor: “Santificado seja teu Nome”. Devemos tratar disso em nossas vidas com extremo cuidado. Não brinquemos, pois o nome do nosso pousa sobre nossas vidas. Tudo tem em vista a glória Dele, por isso devemos ser humildes crentes e devotados ao Senhor em nosso viver. Assim, pude dar a introdução, na esperança que esta mensagem digitada seja algo especial nas vidas de quantos amam a verdade e que querem vivencia-la enquanto viver neste mundo. Sugiro que leia o texto, para que possa acompanhar com discernimento.

Nenhum comentário: