segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

“NEGAR A CRISTO DIANTE DOS HOMENS” (10 de 11)


  • “Mas, o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus” (Lucas 12:9)
  • O QUE ACONTECE NO ATO DE NEGAR A CRISTO.
  •         Ao negar a Cristo desponta-se toda covardia diante do sentimento de ser perseguido. Por natureza os homens são assim, pois no íntimo querem agradar a si mesmos e agradar aos outros. Sempre estamos buscando um lugar de conforto e lutamos para continuar nesse lugar. Confessar a Cristo perante os homens é algo sobrenatural, mas negar a Ele é algo natural. Muitos pensam que são suficientemente capazes de enfrentar os perigos e passar incólumes, confiantes em si mesmos. Mas nosso Senhor sempre deixou claro que esse poder vem do Espírito Santo. Ele mesmo afirmou que os santos seriam perseguidos, até mesmo de forma cruel, mas que na hora certa o Espírito Santo daria poder para responder em confissão a sua fé perante até mesmos perante autoridades.
  •         O mesmo Pedro que confessou ser Jesus o Filho de Deus, não demorou em persuadir o Mestre a ter dó de si (Mateus 16). Veja como isso acontece e a razão é que no primeiro foi Deus quem deu poder, falando através da boca de Pedro, no segundo foi satanás falando por meio de Simão. Tudo isso vem nos ensinar que ao lidar no mundo com realidades eternas precisamos ser supridos do poder do Alto, caso contrário fracassaremos. Hoje podemos estar habilitados a desafiar milhares com a verdade, amanhã fracassaremos diante de uma só pessoa. Grandes homens de Deus pregaram com poder no passado e por meio deles Deus trouxe grande avivamento, mas aquilo que ocorreu com eles não terá qualquer valor na boca de alguém que tentar imitá-los.
  •         Outro detalhe que considero de vital importância é que o chamado para o ministério requer plena convicção e poder para isso. Não há um lugar onde os homens são mais levados a negar a Cristo do que no ministério. O Senhor trata sobre isso de forma abundante no livro de Jeremias capítulo 20. Ele chama a atenção daqueles que correram para falar o que ele não mandou falar. Quão perigoso é isso. Entrar na obra para pregar, quando Deus não vocacionou para isso, a pessoa será tentada a negar ao Senhor. A razão é que satanás constantemente cerca o ministério usando várias estratégias. Os homens não querem ouvir a verdade e sempre fazem ameaças aos que ousam pregar o que Deus manda pregar. Outros oferecem dinheiro e fazem promessas para calar a boca dos pregadores. Se não houver uma disposição de sofrer, ficar sozinho e amargar o ódio de todos, então certamente haverá de negar ao Senhor. O velho Micaías ficou sozinho, foi preso, mas manteve sua convicção inabalável de pregar o que Deus colocou em sua boca.
  •         O mundo de hoje, cheio de profundas manifestações da iniquidade está pronto ameaçar os que querem pregar a verdade e não negar a fé. A multidão hoje está cercada de elementos perigosos e cruéis, trajados de pastores e missionários. A multidão corre para eles, mas também corre para pastores que preguem que eles vão para o céu; correm para aqueles que prometem salvação barata, mas que jamais tiveram seus corações transformados pela graça salvadora e santificadora. Muitos abandonaram a fé, sem perceber que de fato abandonaram. Ele temem perder o sucesso, pois não querem deixar de ser cortejado e famoso, além do fato que querem ganhar mais dinheiro.
  •         Ó que trama da natureza carnal. Mesmos os mais fieis servos de Deus estão propícios a essa queda, pois precisam continuamente se abastecer da humildade e também da coragem dada pelo Espírito Santo.


Nenhum comentário: