terça-feira, 19 de janeiro de 2021

“ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU” (8)


“Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu...(Mateus 6:9 e10)

OS CÉUS SENDO VISTOS NA TERRA DE FORMA PRÁTICA: “assim na terra, como no céu”

        Dá para o leitor atento perceber que os crentes na terra são representantes do céu e que toda bênção que o mundo precisa, de certa forma depende deles. Foi sempre assim, porque Deus atua no mundo por meio dos que creem: “assim na terra, como no céu”. Do céu para a terra é inevitável que venha o juízo sobre os homens, porque os homens no pecado operam aqui em honrar a criatura em lugar do Criador, conforme o ensino de Romanos 1 a partir do verso18. Os santos na terra são elementos importantes nessa função. Notemos a ousadia de Elias, pois entrou na presença do perverso rei Acabe, a fim de dizer-lhe que não choveria sobre a terra, a não ser que ele ordenasse. Tudo o que Elias falou dá a entender que a fé exerce autoridade sobre a terra. Mas mesmo a fé daquele grande homem mostrou ser completamente dependente de Deus.

Foi quando ele orou incessantemente que a chuva voltou em abundância: “Seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu”.

        Deus sempre operou Sua misericórdia na terra usando elementos crentes. Ele manteve pelo menos quatro homens crentes no Corte babilônica, a fim de mostrar o quanto Ele longânimo, compassivo, mas que reina acima de qualquer rei terreno. Sempre foi Seu braço forte que levantou homens segundo Seu coração, a fim de realizar Seus grandes feitos na terra. Que fantástica história, pois Deus nunca, jamais abandonou os homens. Foi assim que Ele enviou os apóstolos, naqueles dias quando os perversos líderes religiosos de Jerusalém pareciam calmos e contentes, devido o fato que mataram o Senhor e acreditavam que não passava de um defunto. Notemos como aqueles homens de Deus puxaram os assuntos celestiais para a terra. Foi assim que grandes homens de Deus na história, enfrentaram a morte e desafiaram os poderes das trevas, a fim de levar a luz da glória de Cristo a milhares, em lugares ermos.

        O que a bíblia fala sobre isso? “Pela fé” e assim cita o nome de vários homens e seu número é incontável, porque prossegue até hoje. O que tem isso a ver conosco? O que o “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” tem valor para nós neste momento? Não é um desafio à nossa fé? Não é para que entendamos que o mundo jaz no maligno e que nada há nele que possa trazer qualquer melhora. O mundo deixado entregue a si mesmo mostrará ser um poço de corrupção, cujas águas se agitam em lodo e podridão. O que temos de fazer? Voltemos ao texto e perguntemos: “Por que não podemos trazer a vontade do nosso Senhor à terra? Por que não podemos ver a glória do grande Deus aqui? Por que tudo ao derredor é corrupção, idolatrias, maldades e outras abominação que emergem desse poço?

        Tudo isso vem nos inspirar coragem, vem nos tirar do nosso conforto e nos desafiar a oração intercessória. Se não tomarmos as asas da fé para subir até às alturas celestes, certamente não estaremos a cumprir nossa missão, enquanto aqui estivermos. Um dia os salvos deixarão este mundo, a fim de habitar eternamente na cidade celestial, de onde somos e para onde vamos. Que o Senhor nos inspire em zelo e coragem, diante das tremendas investidas de satanás contra o reino de Deus, especialmente nestes dias tão maus.


Nenhum comentário: