quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

A ÚNICA PORTA PARA A SALVAÇÃO (2)

 


“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9)

O PERIGO DO AUTO ENGANO.

        Deixando a introdução, chegou o momento para que vejamos os detalhes daquilo que nosso Senhor que nos ensinar. Para muitos parece que estou sempre tratando dos mesmos assuntos aqui. Mas veja bem que estou tocando a mesma tecla que trata da salvação. Se tem algo que satanás há de lidar, a fim de trazer confusão é sobre a salvação da alma. Não somente satanás, como também a natureza enganosa, ardilosa e soberba do pecado sempre há de manter os homens sob a ilusão e desfrutando de uma perigosa harmonia com falsos sentimentos religiosos. Ora, era assim que aqueles fanáticos judeus viviam nos dias do Senhor aqui na terra. Eles viviam enganados, achando que eram religiosos seguindo a boa religião dos judeus e criam que morariam no Paraíso com Abraão porque eram descendentes dele. Jesus sempre confrontou com os judeus, mostrando que eles estavam em plena harmonia com o mundo e não com as verdades eternas. Foi assim com Nicodemos e foi assim com muitos outros.

        Mas quero sair daquele contexto judaico e trazer o assunto para nosso contexto, porque a natureza maligna do pecado é manter homens e mulheres iludidos de uma forma ou de outro. Por exemplo, muitos podem achar que podem entrar por meio do nascimento natural. O que os judeus pensavam é o que muitos pensam. Inclusive têm muitos que tratam assim seus filhos, achando que se criaram numa igreja desde pequeno e foram aceitos na igreja com sua profissão da mesma fé de seus pais, tudo está bem. Por favor, não me entenda de forma errada. Não estou condenando levar nossos filhos à igreja, porque isso é de tremendo valor. Minha mãe, uma mulher fiel ao Senhor, sempre procurar levar os filhos à igreja, desde pequenos e eu fui um deles. De quanto valor foi o esforça de minha mãe, não só para mim como também para boa parte de meus irmãos!

        Aconselho que os pais lutem em levar seus filhos desde pequenos à igreja, mas ao mesmo tempo aconselho que os ensinem sobre o temor ao Senhor, os fatos do pecado, que eles nasceram condenados e que precisam do Salvador, a fim de que possam morar no céu com Ele. Por que isso? Porque há o engano de pensar que crianças nascem sem pecado, por isso nunca leva sério ensinar seus filhos a temer a Deus. Os pais são os principais responsáveis em evangelizar seus filhos. Mais e mais vejo em nossos dias como os pais estão fugindo dessa responsabilidade e várias são as razões. A primeira é que muitos pais jamais conheceram o novo nascimento e a salvação que há no Filho. Como uma puxa a outra, digo que muitos não dão sequer importância a palavra de Deus, nem na vida nem no lar. O mundo chegou com suas investidas da mentira e não há tempo para ser gasto com as verdades eternas.

        Outro detalhe é que o secularismo chegou com força e o amor aos prazeres, ao dinheiro e às posições que o mundo tanto oferece. As mães saíram de casa e entraram no mercado de trabalho, por isso os filhos, para a destruição deles são colocados nas mãos de terceiros para a educação. Os pais normalmente querem que as mamães trabalhem também, a fim de ajudar nas despesas. Então, tudo isso e muito mais tem trazido prejuízos devastadores à família. O que esperamos? Achamos que as coisas funcionem da forma como achamos que deve funcionar. Nossos filhos crescem sem conhecer sua condição no pecado e da necessidade de conversão a Cristo, a fim de que sejam salvos. Consequentemente criamos um sistema religioso que queremos para que nossos filhos sejam adaptados.

        Que possamos fugir desse real perigo, porque nossos filhos não vão entrar de boa vontade pela porta. Por natureza o homem no pecado não quer. Que o Senhor tenha compaixão desta geração tão envolvente com a maldade deste mundo.

Nenhum comentário: