quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

O MILAGRE DO AVIVAMENTO (8)


                                               Ezequiel 37

OS MILAGRES VISTOS SUPERFICIALMENTE (verso 7)

        Agora entramos para examinar o que parece ser milagre, mas que na realidade é algo apenas superficial. O que ocorreu ali foi que o profeta fez seu trabalho de profetizar, e quão necessária é a pregação! Sabemos disso. Muitas vezes o profeta passa tempo e tempo pregando e parece que nada vai acontecer, mas o que importa é que esse trabalho seja feito. O que aconteceu como resultado da pregação profética, foi que houve um ruído. Esperemos e aguardemos esse ruído. Posso lembrar de Elias (1 Reis 18), pois após ter realizado aquele grande ato de trazer a Israel a glória de Deus trazendo fogo sobre o altar e matando todos os profetas de baal, Ainda assim Elias orou e orou, até que o ruído de abundante chuva foi ouvido. Deus sempre trabalhou e trabalha assim. Pregamos a palavra com fidelidade em honrar a Deus e Sua verdade, e assim esperamos grandes coisas acontecer.

        Mas veja o que aconteceu, pois houve um rebuliço intenso. Os ossos começaram a se juntar, mas de forma ordeira. Incrivelmente era Deus operando o que somente Ele pode fazer. Foi Ele que fez o corpo humano e sabe perfeitamente como ajuntar os ossos secos em seus devidos lugares, a fim de que tudo funcione normalmente. Mas o que vem depois? Ossos secos, mesmos ligados uns aos outros vão fazer com que apareçam apenas esqueletos horríveis. Mas eis que os detalhes começam a surgir, porque o Senhor mostra como a carne começa a cobrir os ossos, nervos são postos em suas devidas funções e agora seres humanos com suas mãos, pés, braços, olhos, etc. tudo organizado para exercer suas funções, como ocorre num corpo humano. Mas nada funciona. Antes esqueletos, agora completos defuntos.

        Notemos as lições que extraímos disso, porque num avivamento tudo isso pode ocorrer, porque os seres humanos começam a aparecer. O alvo de um avivamento são os homens. De repente, tudo começa a se mover, tudo começa a surgir como seres humanos devem ser. Maravilhas! Parece que eles estão se levantando; alguns são levados à igreja e os cultos começam a encher de pessoas para ouvir a palavra de Deus. Nessa ocasião parece aos nossos olhos que Deus está atuando e que almas estão sendo salvas, mas pode ser engano. Está havendo ruído, mas não há sinal de vida. Nós ficamos alegres quando vemos as almas chegando, mas nada de qualquer sinal de vida. Os homens continuam no mesmo estado que estavam. Não há neles qualquer sinal de vida espiritual. Tudo é natural, eles chegam aos cultos, alguns interessam pela bíblia, outros até mesmo passam a frequentar melhor a igreja e boas coisas, coisas diferentes parece que estão acontecendo.

        O que devemos fazer? Minha exortação é que para isso não devemos ter pressa. Muitas coisas Deus há de fazer, mas é no tempo Dele e da maneira Dele. Cuidemos para que não arrastemos cadáveres para dentro da igreja, contando como vida. Em nossos dias vemos que a situação ainda é de ossos secos. A situação é grave em nossa sociedade. Vemos como os homens chegam a essa condição de ossos secos quando a miséria, a maldade, as abominações e toda sorte de mentiras prevalecem em todos os setores da sociedade, inclusive dentro da igreja. O momento agora requer que o grupo fiel de crentes comecem a orar de forma intensa e os pregadores preguem como profetas devem pregar. Certamente hoje temos muitos homens sinceros e fieis. Mas o que falta são pregadores com estilo profético. Estes se erguem e pregam a mensagem do céu à terra. Os profetas fazem a bíblia abrir sua boca, para que Deus fale e os homens fiquem mudos. Os profetas pregam com autoridade, eles não ficam perguntando se podem ou não; não olham se os homens gostam ou não. Eles pregam e em suas pregações hão de tratar de tudo o que os homens precisam ouvir. É assim que tudo começa.


Nenhum comentário: