quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

“ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU” (2)


“Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu...(Mateus 6:9e10)

A PODEROSA VONTADE DE DEUS: “Seja feita a tua vontade...”

        O que fiz na página anterior foi introduzir o assunto e deixa-lo de certa forma atraente a todos. Vamos abrir a porta dessa casa e entrar nela, pois queremos ver o quanto podemos aprender sobre a poderosa vontade de Deus. De certa forma, parece que o texto limita a vontade soberana do Pai celestial, porque a ordem dada aos crentes é que eles orem: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como é feita no céu” (acréscimos meus). Será que é isso? Claro que não! É claro que nosso Senhor não está dizendo que a vontade de Deus só é feita no céu e não na terra. Nosso Senhor não está afirmando que Deus deixou satanás, a morte, o mundo e o diabo operando neste mundo como eles bem querem. Ora, o livro de Jó, logo no seu início vem desmanchar esse pensamento errado, porque vemos que satanás sobe à presença de Deus, como que pedindo autorização para acabar com a vida de Jó e todos os que amam aquele livro sabem bem dos resultados.

        Aproveitando ainda o ensejo do livro de Jó, vemos como a partir do capítulo 38 o Senhor começa a conversar com Seu servo e dá-lhe lições sobre as coisas criadas na terra, de tal maneira que deixa Jó humilhado. O que vemos é um Deus que não somente criou todas as coisas na terra como no céu, como também cuida com detalhes da Sua criação. Suas palavras dirigidas ao Seu povo em toda extensão das Escrituras mostram essa verdade. Suas abundantes promessas relacionadas a esta vida aqui, em Seus constantes cuidados pelo Seu povo expõe o fato que Sua vontade está sendo feita com habilidade e perfeição em toda face da terra. A poderosa, gloriosa e soberana vontade de Deus está sendo feita em todos os aspectos e nos mínimos detalhes da história deste mundo.

        Assim não vemos que o Senhor entregou esta pequenina casa da Sua criação (a terra) à vontade perversa dos homens e anjos caídos. Não vemos um Deus que tenha deixados as coisas soltas e entregues nas mãos de tiranos e maus. O mundo e o diabo utilizam das coisas que foram santamente criadas, a fim proliferar suas intenções pervertidas na face da terra. O pecado não pode criar a não ser o mal; só pode produzir morte e satanás se esmerilha nisso. Diante de todas essas verdades e outras mais, (pois poderia gastar mais tempo para falar sobre essa soberana atuação de Deus na terra) o que podemos apreender do texto da oração nos ensinada em Mateus 6? Visto que estamos diante da verdade revelada, vemos que o que o Senhor nos ensina na oração é a vontade do crente em harmonia com a vontade de Deus na terra, por isso ele ora. Foi essa mesma harmonia que o Senhor experimentou aqui na Sua humilhação, quando se tornou homem e pela vontade de Deus foi determinantemente até à cruz. Outro detalhe importantíssimo, chave na compreensão dessa verdade está no próprio capítulo 6 onde nosso Senhor ensina os Seus a confiar na vontade de Deus no viver.    Então, o que vemos nessa oração é que o crente se amoldando à vontade de Deus no viver. Ele não está pondo obstáculos para isso; ele está pronto para encarar as dificuldades na vida confiando num Deus, atitude jamais vista no mundo, porque somente o salvo pode fazer isso.  Que o Senhor tenha misericórdia de nossas pobres almas, a fim de que aprendamos essas verdades.


Nenhum comentário: