terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

A ÚNICA PORTA PARA A SALVAÇÃO (4)

                          

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9)

O PERIGO DO AUTO ENGANO

        Há também o perigo de achar que pode entrar por uma decisão mental. É claro que todos precisam compreender a verdade e está deve ser levada ao entendimento de todos. Uma mensagem que não leva luz ao entendimento só causará maiores problemas. Lidamos ultimamente com essas duas mensagens: A que leva ao entendimento e a que leva apenas às emoções. Emoções e sentimentos são muito importantes no viver do homem, mas sem a luz que vem do Espírito Santo e que chega ao coração, nada terá valor. Os ensinos do Senhor entregues aos judeus foram bem direcionados às suas mentes, mas tudo resultava em maior ódio da parte deles, com a finalidade assim de tirar a vida do Senhor. Muitos são levados a fazer uma decisão mental e muitos fazem também uma decisão emocional. O que há de errado nisso? O fato é que nós erramos em achar que, porque alguém entendeu a verdade na mente, automaticamente ele poderá ser um crente em Cristo.

        Porém, se examinarmos bem as Escrituras vemos que o objetivo de Deus é levar a verdade ao íntimo, levar a luz onde só há trevas. Davi, no Salmo 51 entendeu isso perfeitamente quando disse que Deus requer a verdade no íntimo (verso 6). Um antigo escritor do século 18 disse que Deus leva sua verdade à consciência do homem. Tenho alguns livros escritos por pastores atuais, explicando o quanto esse evangelho apenas da mente ou da emoção tem trazido tantos malefícios à causa da verdade ultimamente. Se realmente examinarmos os escritos dos antigos puritanos percebemos que eles eram mestres em levar a verdade à alma. O evangelho moderno não impacta o mundo; não desperta a fúria do diabo e nem traz homens e mulheres tementes a Deus como resultado. Não é o momento de voltarmos para a verdade conforme as Escrituras?

        Vou tentar expor uma breve explicação sobre isso. Uma é que às vezes a mente daquele que está sendo evangelizado já está preparada para receber a mensagem com prazer. Notamos essa verdade na vida do eunuco evangelizado por Filipe. Ele estava com todo seu ser envolvido com Isaías 53, em saber que foi aquele personagem que foi morto. Quando Filipe pode explicar que era Jesus o Salvador, foi notável a conversão daquele homem. Foi como se tirasse uma fruta madura da árvore. Se eu achar uma alma que quer conhecer a verdade da redenção e como pode ser salvo, como ignorar isso? Afinal, Deus colocou alguém perante mim, com o santo desejo de conhecer a tão grande salvação.

        Outro detalhe importante é que às vezes a mensagem exposta chega à mente, mas há também o período de luta, de guerra do homem contra Deus. O evangelho é poderoso para vir e arrancar os trapos imundos da justiça própria do homem e isso pode deixa-lo irritado. Muitos ficam em luta íntima com Deus, mas logo se convertem. O que deve ocorrer conosco é ter a paciência por esperar em Deus, no tempo Dele e não no nosso. De nossa parte deve haver a disposição para falar a verdade e também a disposição de orar e suplicar pela salvação daquela alma. Muitos erram e já aconteceu comigo, de na ânsia de ver decisões sendo feita, logo levamos a pessoa a fazer uma decisão. Quanto perigo!

        Mas, qual o perigo que envolve isso? É que a pessoa realmente não se converteu, seu orgulho não foi quebrado por Deus e ele seguirá assim, achando que foi salvo. Como tirar isso de sua cabeça agora? Conheço pessoas que ficaram mais endurecidas no pecado após essa suposta decisão de aceita Cristo como salvador. Elas não seguem a Cristo e vivem como bem querem neste mundo. A verdade não chegou ao íntimo, para uma conversão sincera em temor na alma.


Nenhum comentário: