quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

A ÚNICA PORTA PARA A SALVAÇÃO (10 de 10)

                  

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9)

QUEM HÁ DE ENTRAR? “...Eu sou a porta das ovelhas” (v. 7)

        Para encerrar a mensagem, digo e asseguro que as ovelhas de Cristo, somente elas entram pela porta, justamente porque o Senhor conhece essas ovelhas. Ó, quanto o Senhor intensifica esse maravilhoso ensino! Nunca o Senhor foi pego de surpresa pela incredulidade e perversidade dos homens, especialmente dos arrogantes judeus. Ele deixou claro para eles: “Vós não credes porque não sois das minhas ovelhas”. A bíblia está cheia dessa verdade tão sublime, eterna e carregada da glória de um Deus soberano. No verso 27 desse mesmo capítulo 10 de João, o Senhor afirma que conhece Suas ovelhas. No capítulo 17 de João temos a grandiosa oração do Senhor, elevando sua voz para falar com o Pai e tudo o que vemos ali é esse intercâmbio de notícias provenientes da eternidade: “Os que me deste”.

        São quantos os eleitos do Senhor? Milhões e milhões. Eles são incontáveis em nossa tremenda limitação, porque são como as estrelas do céu. E o Senhor não perde de vista nenhuma delas. Incrível verdade!  É com essa verdade deslumbrante que o Senhor instrui e exorta os crentes de todos os lugares e de todo tempo: “O Senhor conhece os que lhe pertencem, portanto apartem da iniquidade todos os que professam o nome do Senhor”. É com essa verdade que Ele transmitirá aos ímpios naquele dia quando estiverem perante Sua face de Juiz: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim todos os que praticam a iniquidade”.

        As ovelhas entram porque ouvem o chamado da voz (v. 27). Quando o Senhor aciona Sua mensagem pelo evangelho, no impressionante poder da graça Ele atrai Seu povo para Si. A mensagem do evangelho pregado no poder do Espírito Santo é o instrumento do Senhor para Suas manifestações soberanas na terra em chamar Seu povo escolhido. Foi por isso que Paulo tanto enfatizou essa mensagem aos Coríntios: “Antes de tudo vos entreguei o que também recebi, que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3). Esse é o modo de Deus operar no meio dos homens em chamar Seu povo, tirando da morte para a vida.

        Mas as ovelhas entram também porque são pecadores humilhados, em busca da verdade. É triste a condição hoje, porque pisamos no lodaçal do ecumenismo e achar um pecador arrependido e confesso hoje é como achar agulha num palheiro. As pessoas entram nas igrejas hoje à busca de conforto e consolo terreno, além de buscar as bênçãos das tão almejadas prosperidades que envolvem todos os aspectos da vida. Precisamos da ação impetuosa, poderosa e milagrosa do Espírito Santo, a fim de desmanchar essas atuações mentirosas de satanás e assim trazer pecadores arrependidos.

        As ovelhas entram e são salvas: “...será salvo...” porque têm fome e sede de salvação. Não tem maior prazer para os servos de Deus que pregam o evangelho, do que lidar com pecadores arrependidos. Eles são joias preciosas que Deus coloca em nossas mãos, e quando Deus age em Sua bondade, eles aparecem aos milhares. Mas as ovelhas também entram para conhecer a verdadeira liberdade da salvação: “...entrará, sairá e achará pastagem”. Elas entram para conhecer descanso, paz e gozo em Cristo: “Ó Jesus, achei descanso em teu terno coração!” O deleite dos arrependidos é ser achado por Cristo e conhece-Lo pela fé. As ovelhas entram para achar em Cristo a fonte de riquezas inesgotáveis, jamais achada aqui neste mundo enganados.

        E as ovelhas saem para viver, andar e serem guiadas na vereda da justiça. Olhemos o salvo e seu prazer em viver em santidade e exercendo justiça no meio dos homens. Eis aí o que significa liberdade do crente em Cristo: “Sou feliz com Jesus meu Senhor!”


Nenhum comentário: