quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

CARECEM DA GLÓRIA DE DEUS (4)


Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” Romanos 3:23

SEPARADO DA GLÓRIA DE DEUS NA SANTIDADE DE DEUS

        Não podemos esquecer que o pecado cortou toda ligação que o homem tinha antes com o Deus da glória e com a glória desse Deus. Já tratei sobre a glória de Deus na criação e agora veremos como o pecado anulou no homem qualquer possibilidade de conhecer a glória da santidade de Deus. A bíblia inteira expõe o fato que Deus é Santo, mas vemos isso mais substancialmente na lei. No Velho Testamento vemos a lei de dois aspectos. Primeiramente vemos a lei de Deus, a lei escrita cuja intenção é revelar o pecado e nos preparar para conhecer a Cristo, o grande Salvador e Senhor. Na lei entregue a Moisés vemos sempre as maldições do Sinai, mas durante todo seu percurso é mostrado o Cordeiro simbolicamente, a fim de dizer que viria o Salvador que nos livraria do poder amaldiçoante da lei e sua condenação, conforme Paulo fala em Gálatas: “Cristo nos resgatou da maldição da lei...”

        Toda lei que aparece no decálogo revela o fato que Deus é Santo e vezes por vezes Deus fez com que ficasse bem timbrada essa verdade em Sua Palavra e na consciência do Seu povo. Quantas vezes Deus permitiu que homens santos ficassem perplexos e mudos, devido Sua santidade. Quantas vezes homens foram mortos porque mexeram com a santidade do Deus de Israel e quantas vezes Deus castigou Israel por envolver com ídolos e consequentes iniquidades. Quando nos envolvemos no conhecimento da bíblia inteira, nossos corações são tomados de temor por conhecermos o fato que Deus nosso Deus é santo.

        Tem a lei de Deus, não da forma mosaica, mas sim ao conhecermos que Sua lei é mais do que meros “não, não, não!”, mas sim aquilo que revela o quanto o Senhor é perfeito, maravilhoso e que nos induz ao temor, adoração e constante obediência. Foi isso o que o Salmista quis demonstrar quando disse: “Ó, quanto amo a tua lei!”. Foi essa a verdade que estava impressa no coração de homens santos, como Jó, o qual viveu muitos anos antes da lei. Notemos como no capítulo 31 Jó mostra que a lei de Deus estava impressa em seu coração e que ele realmente obedecia. Não tinha nada de guarda de sábado ali, mas sim a santidade moral de Deus e Seus direitos de ser adorado, reverenciado e temido.

        Então, o pecado cortou isso completamente no homem, de tal maneira que Paulo diz em Romanos 3:18: “Não há temor de Deus diante dos seus olhos”. Conhecer a glória de Deus na santidade Dele é algo que deve fazer parte da vida de um genuíno crente. Não temer a Deus é próprio da natureza decaída do homem. Notemos como o homem nem sequer pensa nisso. Seu amor, dedicação e obediência ao pecado fazem com ele nem sequer cogite o fato que o Deus santo contempla seus atos e que tais atos são motivos da ira de Deus. Separado da glória de Deus, o pobre pecador desconhece tudo isso e se envereda por caminhos extremamente perigosos, sem sabem que estão amontoando ira para o dia da ira. O homem no pecado não vê isso. Vai passando por cima de todas as proibições e achando que tem direitos de obter o que quiser e de fazer exatamente aquilo que Deus tem dito para não fazer, ignorando até mesmo o juízo que continuamente Deus despeja em Sua Ira (Romanos 1:18).

        Também, sem conhecer a santidade de Deus, os homens no pecado gostam de atributos que falam do amor de Deus e das suas bênçãos, porque essas coisas eles as procuram incessantemente. Os homens no pecado não se cansam de buscar deuses que venham “abençoar” suas caminhadas pelos caminhos tortuosos e hoje vemos como está cheio de religiões que fomentam essas mentiras camufladas nas mentes das multidões.  Que o Senhor venha manifestar em nossos dias Seu juízo contra os falsos mestres e trazer Sua misericórdia às almas enganadas, a fim de que elas conheçam o Deus da bíblia.


Nenhum comentário: