sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

CARECEM DA GLÓRIA DE DEUS (2)


Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” Romanos 3:23

SEPARADO DA GLÓRIA DE DEUS NA CRIAÇÃO.

        O pecado simplesmente tapou a visão espiritual, porque matou o verdadeiro homem, cortou sua vida de tal maneira que ele não consegue ver além daquilo que é visível, palpável e sentido. A criação foi feita para que o homem pudesse ver os grandes e poderosos feitos de Deus e adorar a Deus. Afinal, o homem foi feito a coroa da criação, para ter domínio sobre os animais e toda vida na face da terra. O homem recebeu todas essas dádivas sublimes na criação dele e era para tributar louvores a Deus ao presenciar as maravilhas do Senhor. Todas as belezas da divindade e do poder de Deus estavam perante o homem; nada havia de qualquer restrição, pois tudo nele foi feito para essa finalidade sacerdotal. Era para amar a Deus de todo coração, era para cantar Seus louvores e tudo isso sem qualquer pressão ou objeção do pecado. O mundo criado, visto no Éden era palco dessas maravilhas e postas perante os olhos de quem foi feito perfeito e apto para os atos de adoração.

        Mas o que ocorreu com o acesso do pecado foi que tudo isso foi apagado, como uma lâmpada queimada. O efeito do pecado não é mero afastamento; não é mera inimizade que mantém o homem distanciado, mas que a qualquer momento poderá tomar uma decisão de voltar e reconciliar-se com Deus. O efeito do pecado é a morte e nós devemos encarar o efeito da morte, porque onde há morte, significa que não há vida. Não se espera outro efeito da morte, senão que ela vem e aniquila tudo. A morte corta a visão de uma vez (olhando fisicamente); ela paralisa braços, pés, boca, corta a respiração e aniquila a capacidade auditiva. Se pudermos entender os efeitos terríveis do pecado, então saberemos quais foram os efeitos do pecado no homem em relação a Deus: “...carecem da glória de Deus”. Biblicamente não vemos os homens do lado de fora, batendo na porta divina, querendo entrar porque estão passando mal. O que vemos é que o efeito do pecado transformou a raça num vale de ossos secos.

        Assim, quero ampliar o assunto que mostra como o pecado distanciou cortou completamente a visão do homem relação àquilo que foi criado. A criação inteira de Deus, tanto no céu (naquilo que podemos enxergar), como na terra era para ser o espetáculo da criação. Era para os homens mirar os astros celestiais e onde estiverem cair perante o Deus invisível, rendendo-lhe louvores e sacrifícios de ações de graças. Mas olhem o efeito do pecado e vejam os horrores do pecado. O que o mundo adora? Não é verdade que os homens, mortos em seus pecados, cegos na alma, imediatamente criam divindades na imaginação, a fim de adorá-las? A função do pecado é não dar a Deus a glória que Lhe é devida. O pecado fez o homem por dentro um poderoso ímpio, o qual odeia oferecer a Deus as honras e glórias. Ele sabe da verdade no íntimo, mas o pecado lhe fez viver sem Deus no mundo. Se mostrar-lhe a verdade da criação, a tendência é silenciar-se ou revoltar-se contra a verdade.

        Tomemos Israel como exemplo, a fim de mostrar até onde o pecado chegar com suas atividades perversas, idólatras e injustas. O pecado ajustou a mente e emoções do homem a pensar à luz daquilo que é natural e não espiritual, por isso ele vai ter prazer em tomar a verdade e transformá-la em mentiras e faz isso com naturalidade. Olhemos a história de Deus, porque quando a nação era deixada sem liderança espiritual, eles estavam prontos a submeter às religiões das nações vizinhas. Eles adoravam todos os tipos mais assombrosos dos ídolos inventados; eles adoravam o sol, a luz, as estrelas, animais e outros. A história de Israel durante a lei é uma história de terríveis castigos por causa desse espírito de adultério espiritual, conforme vemos no livro de Oséias.

        Não é verdadeiramente triste condição na qual o pecado deixou o homem? Até mesmo os crentes são exortados a fugir da idolatria, porque é uma disposição da natureza maligna do pecado.


Nenhum comentário: