terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

CARECEM DA GLÓRIA DE DEUS (3)


Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” Romanos 3:23

SEPARADO DA GLÓRIA DE DEUS NA CRIAÇÃO.

        Também, o pecado anulou a capacidade de ver a atuação de Deus em Seu governo. Somente os crentes conseguem ver, pela fé o fato que “reina o Senhor!” Por isso os santos, no poder da graça tributam honras e louvores ao Criador, o qual com majestosa perfeição fez tudo, de tal maneira que é impossível para os homens no pecado entender isso. Pela fé bíblica os santos conseguem ver a glória de Deus em tudo, mas os ímpios não, porque eles enxergam o lado de fora das coisas. É impossível olhar a majestosa criação sem perceber nela que há o poder contínuo de Deus regendo tudo de forma perfeita. Nós sabemos que o Senhor criou todas as coisas pelo Seu real poder, mas não entregou a criação às traças do desprezo. Tudo, absolutamente tudo, desde as grandes e poderosas obras, como as bem pequenas, tudo está funcionando sob o poder das leis desse poderoso e adorável Senhor da criação.

        Mas os ímpios não conseguem ver isso. Os ímpios têm olhos naturais e não espirituais. Sua visão é terrena e toda capacidade deles para examinar as coisas, mesmo o mais inteligente, não passará de uma visão terrena e passageira. A escola dos homens no pecado é o mundo e toda sua teologia será mundana. Eles trabalham fabricando e inventando novos deuses, a fim de atribuir aos ídolos o poder da criação. Já pude mostrar isso a vocês, em Romanos capítulo 1 a partir do verso 18. Há como que uma parede invisível cercando os ímpios. O que estiver além desse véu para eles não passa de loucura. Paulo trata sobre isso em 1 Coríntios 2, onde Paulo faz diferença entre o homem natural e o homem espiritual. Não há nos ímpios temor ao Senhor, eles não querem nem podem curvar perante o Deus invisível, por isso procurarão criar na mente um deus visível. Também, não devemos esperar que os homens vão melhorar com o passar dos anos. Os homens modernos são idólatras como sempre e a cultura deles vem apenas lixar seus ídolos para adaptar ao mundo moderno. No íntimo eles seguem ao pai da mentira, por isso detestam pensar em atribuir a Deus a glória que é pertencente somente a Ele.

        Também, a dureza do coração impede que irradie a Glória do Criador em sua pobre mente e coração obscurecidos. Por isso a bíblia exorta aos crentes, para que não sigam, nem imitem o estilo de vida dos ímpios, porque eles têm seus corações obstinados contra Deus. Nessa dureza eles fazem com que seus corações sejam cercados como que por uma muralha, para que nenhuma luz do céu entre, nenhuma verdade alcance sua alma e nenhuma voz que trate da justiça, da santidade e da glória do grande Salvador e Senhor seja ouvida. O homem no pecado retêm dentro de si um ódio tremendo contra as verdades de Deus, de tal maneira, que se Deus soltar o homem, entregando às suas maldades, eles se aventurarão, sem qualquer temor a perseguir os santos.

        Quanto a essa dureza, o ato é deles mesmos. Muitos pensam que os homens podem mudar suas atitudes em relação a Deus por eles mesmos. Esse é um pensamento não somente enganoso, como também perigoso. Se Deus não entrar em ação para quebrar a obstinação do homem pelo poder da graça, não há como mudar o pecador. Sua tendência é ir de mal a pior e o que Deus normalmente faz em Sua ira é endurecer o coração ainda mais. Ora, a habitação do homem no pecado é num lugar que a bíblia intitula de império das trevas. Se o Senhor por compaixão não tirá-lo de lá, ele há de permanecer ali, plenamente ativo em seus pecados até ser atirado na condenação eterna.

        No pecado o homem se tornou um intruso na criação de Deus e até a natureza tornou-se inimiga do homem. Ele não é nem um pouco bem vindo e luta contra sua permanência aqui. O homem criado para ser o sacerdote da criação de Deus, agora é o sacerdote do mal, pronto a administrar atos de adoração às trevas e atribuir à criação louvores e honras, ignorando a ira de Deus contra os que praticam tais coisas.


Nenhum comentário: