quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

A ÚNICA PORTA PARA A SALVAÇÃO (9 de 10)


“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9)

QUEM HÁ DE ENTRAR? “...Eu sou a porta das ovelhas” (v. 7)

        Ah! Como a Palavra de Deus nos concede uma visão clara do que é o evangelho! Não lidamos com incógnitas, porque a mensagem santa é bem definida. Todo o problema que aqui enfrentamos é devido nossa ignorância das coisas. Se olharmos as coisas do ponto de vista humano, eis que ficaremos sem resposta. Quem há de entrar pela porta? Depois de uma investigação completa do que é o homem no pecado, nossa conclusão é que não há quem queira nem quem possa entrar. Mas o Senhor deixa o assunto bem definido: “...Eu sou a porta das ovelhas”. Quais ovelhas? As ovelhas Dele: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz...”. Que evangelho impressionante é o evangelho que Jesus nos legou, que Paulo e os apóstolos pregaram e que nós, Seus servos devemos pregar com coragem.

        Nosso Senhor deixou bem claro que Ele é a porta das ovelhas e também o próprio capítulo 10 deixa claro que essa porta é para que elas entrem. Examinemos isso de perto, porque nosso Senhor veio ao mundo para buscar Suas ovelhas, conforme Ele mesmo afirma no texto. O evangelho humanista e frágil que tem sido pregado propõe um Jesus fraco, o qual depende inteiramente da decisão do homem, e não da firme decisão de Deus: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora” (João 6:37). Ele afirma mais: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer...” (João 6:44). E Ele acrescenta o fato que não irá perder nenhuma de Suas ovelhas. Em Mateus Ele diz que não é da vontade de Deus que nenhum dos Seus se perca. Aliás, Sua vinda ao mundo e Seu nome recebido ao nascer revelam todo propósito: “Porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21).

        Será que precisamos de mais argumentos bíblicos, diante da veracidade de tudo aquilo que nosso Senhor colocou perante nossos olhos? Será que é possível que crentes em Cristo vão descrer num Deus soberano em todos os mínimos e grandiosos detalhes? Será que aqueles que passaram da morte para a vida não creem no fato que Ele ressuscita mortos? (Efésios 2:1). Será que aqueles que afirmam que foram arrancados das trevas para a maravilhosa luz podem estar ainda vagueando na escuridão, diante de tantas verdades que nos foram reveladas? Espero que tais atitudes não sejam de corações endurecidos pela arrogância de que eles tiveram parte decisiva na salvação, porque isso não passa de blasfêmia. Pobres homens e mulheres que querem tirar um pouco da glória da vontade de Deus, a fim de adornar suas vontades, as quais no pecado não passam de escravas e submissas ao pecado (João 8:34) e ao diabo (João 8:44).

        Não tentemos melhorar o evangelho. Não se aperfeiçoa algo perfeito e tudo o que procede de Deus é perfeito. Não arrumemos meios de atrair os homens pelos métodos nossos, porque Deus aprouve salvar os crentes pela loucura da pregação. O que ocorre conosco, não é o fato que temos pressa? Não é verdade que queremos ser mais sábio do que Deus? O Senhor afirma no texto que a porta de acesso à salvação é para as ovelhas e isso significa que os outros não vão entrar porque não são ovelhas Dele: “A razão de não crerdes em mim é porque vós não sois das minhas ovelhas” (João 10:36). Por que eu fui salvo? Não foi porque o Senhor me atraiu para Si com a impressionante força da Sua graça? Claro! Investiguemos os verdadeiros crentes e eles darão a mesma resposta, lógico com palavras diferentes. Mas a verdade é igual a todos os que foram e que serão salvos. O Senhor há de ser glorificado em todos os detalhes nessa salvação, porque foi pelo sangue que o Cordeiro comprou para Deus o Pai pessoas de todas as tribos e raças.


Nenhum comentário: