terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

CARECEM DA GLÓRIA DE DEUS (1)

 

                            

Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” Romanos 3:23

INTRODUÇÃO:

        Seria tão maravilhoso se pudéssemos ver hoje os crentes interessados na palavra de Deus! O fato é que a ignorância espiritual cresce porque cresce também o desprezo à verdade que nos foi revelada. A bíblia é o livro dos crentes, se desprezarmos esse livro santo, certamente seremos presas fáceis nas mãos do esperto pai da mentira. Amemos o livro de Deus e tudo mudará, pois veremos como as verdades eternas começam a aparecer perante nossos olhos. Sairemos da superfície e mergulharemos à busca dos verdadeiros tesouros desprezados e desprezíveis para o mundo.

        Eu sei o quanto este texto de Romanos 3, tão conhecido e memorizado por milhares de crentes, é na realidade tão desconhecido. Nós olhamos o verso, mas não paramos para examinar os detalhes. Nada perguntamos, a fim de sondar o que significa “carecem da glória de Deus”. Estamos lidando com um texto inspirado pelo Espírito Santo, porque aprouve ao sublime Autor da Palavra que fizesse parte desse impressionante capítulo 3 de Romanos. Paulo está tratando do que ocorreu na queda; Paulo está mostrando que não há diferença entre os judeus e os gentios; ele está preparando o cenário, a fim de mostrar que o evangelho pregado por ele é tanto para os gentios, quanto para os judeus. Então, é um capítulo avassalador, pois mexe com nosso orgulho, desfaz nossa vã confiança que depositamos em nós mesmos e em nossa inútil religiosidade.

        No engano do pecado os homens desconhecem a profundidade da verdade que o Espírito de Deus nos transmite neste verso tão conhecido. Não raro vemos o resultado do pecado no homem como algo bem superficial e de uma maneira bem materialista. Sempre estamos dizendo que por causa do pecado os homens não vão o céu e paramos nisso. Entretanto, o Deus Salvador dos perdidos mostra a maior tragédia, a desgraça que o pecado trouxe ao homem. Qual é? “... carecem da Glória de Deus”. Paremos para pensar nisso, porque não tem uma consequência mais atroz, mais infeliz do que estar numa condição aqui e na eternidade sem poder conhecer a glória de Deus. Não estamos tratando de coisas terrenas e passageiras, porque todos nós sabemos que os homens no mundo têm tudo da criação ao seu dispor. Eles comem, bebem, respiram, ajuntam bens, ocupam posição, etc. E nós pensamos que tudo isso representa bênção.

        Mas sabe, o problema supremo do homem é que Ele em nada pode perceber a glória de Deus. Ele é um estranho no mundo; ele habita no mundo como um cego no meio de tantas riquezas e mais riquezas da glória. Ele vive como um mendigo, catando aqui e ali algo que possa fazê-lo viver um pouco mais. Ele é como uma ave de rapina que está assentada numa mina de diamante, sem saber, interessada numa presa que avistou. Assim é o homem no pecado. O pecado passou a ser parte integrante da sua natureza e não há como separar, assim como não conseguimos separar do leão sua natureza carnívora.

        Será que podemos desbravar esse território estranho? Será que podemos penetrar nesse recinto da natureza pervertida, enganadora, vil e destruidora do homem caído em Adão? Creio que sim, porque eu e você éramos assim também. Não há qualquer razão em nós para que exalemos orgulho, pois o Senhor nos achou caídos e usou de Sua imensa compaixão. O momento agora é para que calemos diante dessas verdades e ouçamos da parte de Deus Seus ensinos. Onde foi que o pecado nos deixou? Qual foi nossa real condição longe de Deus. Onde foi que a graça nos achou e nos livrou? Não vivíamos do mesmo jeito? Ou será que achamos que éramos em parte religiosos, amigos de Deus e em parte pecadores? Será que achamos que éramos como um bolo meio assado e meio cru? Que o Senhor nos guie nesse estudo e que tornemos ainda mais humilhados, na posição de servos Dele, fascinado pelo livre exercício de Sua graça que nos alcançou.

Nenhum comentário: