sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A ÚNICA PORTA PARA A SALVAÇÃO (8)


“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9)

CRISTO, A ÚNICA PORTA DE ACESSO.

        É óbvio que o coração mundano não vai entrar pela por, porque seu tesouro está neste mundo e não consegue desviar-se dele. O mundano mira o mundo e não tolera os tesouros invisíveis prometidos aos salvos. Um Caim desprezará o foi excelência para Abel; o justo Noé quer garantir a salvação dele e sua família na arca, enquanto parentes e amigos desprezaram. É impossível ser mundano e querer entrar pela porta para ser salvo, porque a promessa do Senhor é que ao entrar ali a ovelha há de achar tudo o que precisa para seu bem eterno. Normalmente os homens que amam o mundo ficam divididos em tomar sua decisão, preferindo o mundo. O mundo é um romance atraente à nossa natureza carnal, por isso o homem no pecado há de recusar promessas que, em linguagem figurativa trata-se se pastagem. O homem no pecado não se vê como ovelha, mas sim como um leão, pronto a abocanhar o que mundo lhe oferecer.

        Também, o coração adormecido não vai entrar, porque nada pode acordá-lo para os perigos que envolvem este mundo (a mulher de Ló). O mundo envolve o homem endurecido num verdadeiro sono, de tal maneira que é impossível acordá-lo. Meu filho mais novo, quando era criança tinha sono profundo, de tal maneira que para acordá-lo às vezes era preciso levar ao chuveiro. Ora, usando essa linguagem conhecida nosso Senhor até mesmo chama a atenção para muitos crentes quanto aos perigos que envolvem o sono mundano: “Desperta ó tu que dormes”. Agora, imagine a alma que está envolvida com esse sono totalmente? Não foi assim com a mulher de Ló? Esse estado de sonolência bem pode ser um definido juízo de Deus sobre muitos. O mundo é tão atraente que para muitos o gozo e alegria aqui está em conquistar bens e conforto. Foi assim com Esaú, porque jogou fora seu direito de primogenitura. Sua visão era completamente oposta à do seu irmão Jacó.

        É fato também que o coração cheio de justiça própria não vai entrar, porque recusa a justiça de Cristo. O mundo religioso atual está ainda mais enfeitiçado pela justiça própria e nosso Senhor sempre condenou isso. A razão é que foi essa a atitude dos fariseus, os quais impregnavam o povo com a mesma mentalidade. A justiça própria é representada na bíblia como veste e Deus define nossas justiças como trapos de imundície. Ousamos entender e aceitar isso? Pois é. Até mesmo dentro de uma igreja bíblica pode estar cheia de elementos vestidos de sua própria justiça. A justiça própria enfeitiça o coração de tal maneira que a pessoa não percebera sua condição diante de Deus. Arrancar essa roupagem imunda do pecador é simplesmente buscar briga. Mas o evangelho veio para isso, para desmantelar essa casa do mal, destruindo-a por completa, até que o homem vá ao pó.

        Podemos ignorar Saulo de Tarso? Podemos ignorar nossa condição antes de nossa conversão? O evangelho da glória chega para empunhar sua espada e golpear o velho homem em Adão, carregado de orgulho e ódio contra Deus, até que ele se converta. As flechas do Senhor quando penetram no coração, realmente causa profunda dor lá dentro, mas é a única forma para que a alma se arrependa. Quantas vezes lidei inutilmente com elementos assim! O homem cheio de justiça própria habita em sua torre forte, feita por ele mesmo e ali se oculta da verdade.

        Coração ignorante da verdade não vai entrar, porque recusa ouvir a verdade que foi revelada. O desprezo à palavra de Deus tem levado milhares para o castigo eterno. Muitos têm suas bíblias em casa, outros têm possibilidade de ir aos cultos, mas recusam porque não querem ouvir a verdade. O desprezo à água da vida tem feito com que muitos acordem tardiamente no abismo.


Nenhum comentário: