sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

CARECEM DA GLÓRIA DE DEUS (8)


Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” Romanos 3:23

ESTÁ FISICAMENTE SEPARADO DA GLÓRIA DE DEUS.

        Este assunto é de grande dimensão, porque eu não sei como expor os resultados desastrosos do pecado, nem tampouco a grandeza da glória de Deus. Eu sei que o homem no pecado simplesmente abomina a glória de Deus. Mesmo vendo a porta do Paraíso aberto, mesmo assim ele fugirá, porque a glória de Deus afugenta e traz um ambiente de horror para o pecado. Caim, mesmo vendo as lições tão claras sobre a exigência de Deus para a purificação do pecado, ainda assim ele protestou com sua atitude. Na redenção pelo sangue estava a glória de Deus em trazer salvação aos homens, como ocorreu com Adão e Eva, além de Abel.

        Mas quanto a Caim, é perceptível a profunda rejeição em seu ser, seu ódio intenso contra o caminho e provisão da misericórdia. Noutras palavras, em seu ser ele gritava, dizendo que não queria aquilo. Sua glória era diferente, pois olhava o horizonte e planejava uma vida mundana, segundo ele excelentemente melhor. Ó quão terrível é o homem no pecado, pois escolhe e prosseguirá escolhendo fugir para longe da luz. É fato que ninguém no pecado pode mirar a glória de Deus sem morrer, mas para o pecador Deus planejou o caminho traçado na misericórdia, a fim de que o homem salvo volte e conheça a glória de Deus. Quando Paulo diz que o Senhor nos tirou do império das trevas é porque era lá nosso lugar (Colossenses 1:13). Notemos bem que foi Deus quem nos tirou e não foi decisão nossa, mas sim Dele.

        Chequemos o fato que o pecado também fez o homem ficar separado fisicamente da glória de Deus. Na criação vemos que o homem, dentre todas as criaturas foi o único que foi criado à imagem e semelhança de Deus. Quanto cuidado do Senhor pela sua criação feita à sua imagem! Quanto peso de tristeza ao ver que após o pecado, o homem agora deixou a imagem de Deus, para ser apenas a imagem de seu próprio pai terreno. Somente agora em Cristo Jesus os salvos foram restaurados à imagem de Deus e que isso está sendo ampliado dia a dia, até a chegada da perfeição na glória eterna. Então, notemos o quanto a salvação envolve corpo, alma e espírito. A palavra de Deus se ocupa em lidar com o homem em Sua salvação espiritual, na alma diariamente e no corpo após a ressurreição. Sabemos que Cristo Jesus se ocupou em conquistar tudo isso para o salvo.

        Mas voltemos agora para examinar mais de perto os efeitos da ausência da glória de Deus no homem com a entrada do pecado, porquanto o efeito foi desastroso para o corpo em todos os seus aspectos. Notemos o efeito nos olhos, porque o Senhor diz que se os olhos forem bons, todo o corpo será luminoso. Ele fala isso no famoso Sermão do Monte (Mateus 5,6 e 7). O que significa “olhos bons?”. O fato é que nosso Senhor está falando a pessoas crentes, seus discípulos. Nós sabemos o quanto os salvos podem desfrutar de um coração puro, vendo as coisas do ponto de vista da santidade de Deus e com motivações santas.

        Mas não é o caso dos homens no pecado, porque seus olhos são impuros, são maus, porque ao não contemplar a glória de Deus na criação, eis que todo seu corpo é como uma lâmpada queimada. O homem no pecado é assim, pois com seu coração corrompido, ele olha em tudo vendo sua vanglória, seus desejos malignos, suas paixões, seus anseios por fama, dinheiro e tudo aquilo que o mundo oferece. Foi assim o que aconteceu com Geazi o discípulo de Eliseu. Ao ver a riqueza que o profeta havia desprezado, Geazi avançou o sinal vermelho e tentou apoderar-se daquilo que era proibido no momento. Noutras palavras os olhos daquele moço foram maus e todo seu corpo estava na escuridão.


Nenhum comentário: