quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

A ÚNICA PORTA PARA A SALVAÇÃO (5)


“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9)

O PERIGO DO AUTO ENGANO

        O pensar que apenas conhecer os fatos mentalmente sobre a salvação redundará em vida eterna. Não é verdade. O pensar assim pode estar levando ao perigo eterno. Muitos nos dias de Noé viram a porta da arca aberta, podiam acreditar que Noé estava certo, mas não entraram na arca. Quantas pessoas conheci, as quais conheceram os fatos da salvação, sabiam da verdade do Salvador, do pecado, mas diante de tudo isso jamais conheceram salvação. Muitos morreram no pecado, sem que jamais entrassem pela porta, por Jesus para serem salvos. Assim, os fatos da salvação não significam acesso. Pelo contrário, muitos ficam até mesmo mais endurecidos diante dos fatos. Caim viu o caminho para o Paraíso aberto, mas recusou o meio de Deus.

        É claro que a ignorância não é argumento a ser usado. O fato que ninguém soube das verdades escritas não servirá como esteio para suas desculpas. Entre as duas, a melhor opção é conhecer a verdade, assim a pessoa tem uma visão correta da verdade eterna, conforme a bíblia ensina. Mesmo assim, muitos que jamais ouviram foram chamados a ouvir. Muitos que tinham seus ouvidos tapados, de repente eles foram abertos; muitos que eram espiritualmente cegos passaram a ouvir. O que Deus faz em suas obras graciosas não tem como explicar com nossa pobre linguagem. Mas também tem muitos que não querem entrar e ficam admirando do lado de fora. Quão perigosa é essa atitude! Até parece humildade, mas olhando bem não passa de orgulho. Alguns se tornam amigos dos crentes, até mesmo frequentam alguma igreja, mas jamais foram salvos e aptos para entrar no céu. Conheci um senhor que por algum tempo começou a frequentar uma igreja batista em São Paulo, e ele parecia que tinha se convertido. Mas não demorou muito e a candeia apagou e anos depois veio a morrer em seus pecados.

        Há também o perigo de achar que entraram porque são ativos em algum trabalho evangélico. Se você se apresentar para trabalhar numa empresa sem ser chamado, seu serviço será ignorado e recusado. No trabalho de Deus não pode entrar se não for purificado e feito pronto para essa tarefa. Sem salvação ninguém está em condição para servir a Deus. Por natureza, desde a entrada do pecado, o homem não passa de um imundo. Eu mesmo já participei da igreja, cantando e fazendo outras coisas, mas sem conhecer a salvação que há em Cristo. Que valor teve tudo aquilo que eu fiz? Não passaram de obras da carne e quem está na carne não pode agradar a Deus.

        Podemos lembrar dos dois infiéis, corruptos e mundanos filhos de Eli? Eles estavam no sacerdócio, mas não eram crentes, por isso foram arrancados pela morte daquela santa atividade. Muitos são os elementos hoje que tomaram a bíblia, disseram que eram missionários, aprenderam a arte de mentir e dobrar a mente da multidão usando repertório bíblico. Mas sabe, eles são elementos perigosos que já se tornaram milionários fazendo o que fazem. Para a população eles são servos de Deus. Mas quanto engano! Eles estão fazendo tudo isso, mas chegará o momento quando Deus mesmo há de lidar com eles. Não entre na obra de Deus sem que esteja certo da salvação e mesmo os salvos ainda precisam se humilhar, antes que façam qualquer coisa.

        Que o Senhor tenha misericórdia de muitos, para que possam buscar a salvação em humildade, chegar perante o Salvador, reconhecendo seus pecados e prontos a confessá-los, para serem salvos e purificados pelo sangue do puro Cordeiro de Deus.  


Nenhum comentário: