sexta-feira, 31 de julho de 2020

SALVOS PARA AS BOAS OBRAS (2)



“Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios  2:10)
INTRODUÇÃO:      
        Nesta página permanecerei na introdução, porque sei o quanto o tema acima precisa ser bem explicado. Com veemente zelo quero atacar o evangelho barato, tão falado às multidões em nossos dias, cujos resultados são danosos não somente para a igreja, como para o próprio mundo. A salvação bíblica não é Deus carimbando o passaporte para alguém fez uma decisão de salvação. Muitos que tem crido assim, simplesmente pegam tal “passaporte”, põem no bolso, ou guardam em casa e assim voltam para o mundo, a fim de desfrutar os prazeres mundanos. Salvação que não transfere o pecador da morte para a vida, das trevas para a luz, do império de satanás para o reino de Deus, não é salvação bíblica. O homem no pecado é um cadáver neste mundo e só Deus pode ressuscitá-lo dentre os mortos. Por essa razão quero enfatizar bem o assunto que Paulo trata em Efésios 2:10. Mas antes de entrarmos nos detalhes devo mostrar quatro lições importantíssimas que envolvem essa introdução.
        1.     A graça não desativa, mas ativa o salvo. O que quero dizer é que o trabalho da graça salvadora empunha suas poderosas armas que vêm danificar o poder da morte e assim erguer o novo homem em Cristo, para que ele no mundo opere essas obras jamais vistas pelo mundo. Elas são chamadas no texto de “boas obras” e fazem diferença das “obras”, conforme a visão religiosa do mundo.
        2.     Devemos fazer diferença entre as obras em Adão e as obras em Cristo. Os homens não salvos fazem obras e essas obras são boas do ponto de vista humano, mas aos de Deus são completamente inúteis. Nosso Senhor mostra essa diferença em João 5, onde Ele diz no verso29: “E os que fizeram o bem para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”. Veja bem que nosso Senhor no texto está considerando os atos dos homens: Fazer o bem e fazer o mal. Temos de seguir a mente do próprio contexto (o capítulo 5), porque nosso Senhor mostra que Ele veio ressuscitar mortos, então entendemos que os que estão mortos no pecado sempre farão o mal, enquanto os que são ressuscitados espiritualmente na salvação hão de fazer o bem. Os mortos estão em Adão, os vivos são os que estão em Cristo. Em Adão as obras nada têm de valor. Em Cristo as boas obras são de extremo valor.
        3.     Salvação que não resulta num viver que evidencie boas obras, não é salvação bíblica, porque, pelas obras revelamos se estamos em Cristo ou em Adão. É esse o ensino que Tiago nos traz em sua carta, no capítulo 2. Ali ele diz que a fé sem obras é morta. A fé sem obras pode ser comparada a um Lázaro morto, tirado do sepulcro sem vida e entregue às suas irmãs. Para que serve um cadáver? Tiago não está dizendo que a salvação vem pelas obras, mas sim por uma fé que realmente tem ação, por isso ele usa a ilustração de Abraão, antes da lei e de Raabe, na lei.
        4.     O povo de Deus está no mundo para exibir os traços dados pela graça de novas criaturas. Deve ser esse o efeito que será visto nos que são salvos. É isso o que o Espírito Santo nos ensino nesse verso fulgurante de Efésios 2:10. Que essa mensagem chame nossa atenção e nos envolva de forma prática nessa verdade. Que sejamos tomados no íntimo dessa santa introspecção: Sou eu um crente? Amo a palavra de Deus? Sou obediente ao comando do Senhor? Cada dia avanço em me separar mais e mais do mundo e sua corrupção? Meu modo de viver mostra que pratico a justiça bíblica? Essas coisas devem penetrar nosso coração e chamar nossa atenção. Que o Senhor nos guie nessa jornada.

Nenhum comentário: