segunda-feira, 6 de julho de 2020

A GRANDE RECONCILIAÇÃO (1)




                                      
“Sendo o caminho do homem agradável ao Senhor, este reconcilia com ele os seus inimigos” Provérbios 16:7
INTRODUÇÃO:      
        Como toda palavra de Deus é preciosa! Toda Escritura é a sala dos tesouros de Deus, mostrando aos homens Sua sabedoria, tanto aos crentes como aos incrédulos. Estamos perante os matérias de ouro, com os quais podemos construir nossa casa espiritual para vivermos na santa sabedoria de Deus. Incrível passagem achada no livro da sabedoria de Deus e nós precisamos conhecer essas verdades. Vemos no texto que Deus se apresenta aos homens como o grande reconciliador; vemos no texto o quanto os homens têm inimigos e nós precisamos saber quem são tais inimigos do homem. À luz de toda verdade revelada tomemos esse ensino, pois sabemos que Deus reina; que Ele é justo e santo e que nós viemos do pecado.
        Diz a história que quando um rei na Inglaterra assumiu o trono, ele mandou que marcassem todos os seus inimigos na testa. É claro que eles ficaram aterrorizados diante da notícia, mas logo o rei mandou o aviso de que todos eles eram seus amigos. Se homens fazem isso, porque o grande Deus não pode fazer isso com os homens que são inimigos dele? Sem dúvida temos neste verso um maravilhoso tratado de como os homens devem encarar a vida aqui e como Deus cerca os homens com Sua sabedoria em como Ele tem os meios de como escapar dos perigos aqui.
        É o homem inimigo de Deus? Sem dúvida a bíblia prova isso, pois o pecado nos tornou francos odiadores de Deus e é por isso que vemos em Provérbios como o caminho dos homens no mundo se tornaram caminhos tortuosos; em tudo vemos como sofremos na vida pessoal, na família e na sociedade por causa da nosso rebelião no Éden e também no dia a dia. Como inimigos de Deus é certo que as amizades aqui não serão fortalecidos, pois logo vamos perceber o quanto é perigoso confiar nos homens. Não foi assim como os moradores de Siquém? (Juízes 9). Aquele povo pôs sua confiança em Abimeleque e seguiu seus passos a fim de ter sua liderança. Não demorou muito para que a inimizade daquele povo insensato com o assassino Abimeleque viesse à tona e o resultado foi que os moradores de Siquém foi destruídos por Abimeleque.
        O que nos ensina esse texto de Provérbios? É simples, pois aprendemos que o segredo da vida aqui está em agradar a Deus. Quando isso ocorre não demora para que a vida vai mostrar suas recompensas. Ao invés de descermos na busca por recompensas entre os homens, a sabedoria é subir às alturas de um viver que agrada a Deus. A resposta vem dessa santa verdade. É triste ver como hoje a maior preocupação entre os chamados crente é com as amizades terrenas e não em agradar a Deus. Queremos o conforto terreno, por isso o caminho por onde o crente deve trilhar levando sua cruz é tão rejeitado. Nem imaginamos quantas armadilhas os homens criam contra suas próprias vidas. Um viver que agrada a Deus funciona como nuvens de onde vêm chuvas de bênçãos. É muito perigoso fazer aliança com os homens, porque confiar neles trará consequências graves, caso a vida com Deus não estiver num andar que Lhe agrade. Minha esperança é essas verdades venham ajudar nossa fé e lidar com aqueles que ainda não foram salvos.

Nenhum comentário: