terça-feira, 14 de julho de 2020

A INÚTIL CONFIANÇA NO HOMEM E NAS COISAS (6)


                      
“Moisés respondeu: Mas eis que eles não vão acreditar em mim, nem ouvirão que vou dizer; pois dirão: O Senhor não apareceu a ti. Então o Senhor perguntou a Moisés: Que é isso que tens na mão? Ele respondeu: Uma vara...”
O QUE TENHO EM MÃO:
        Em nossa lição acerca do texto, devemos aprender como o Senhor, em bondade e graça está ensinando Seu servo como é que Ele soberanamente age e que Seus instrumentos devem estar completamente desprovidos de toda e qualquer confiança neles e nas coisas. A vara na mão de Moisés, sem o poder de Deus não passava de instrumento de satanás. A famosa serpente do éden continua sua jornada no mundo; continua tentando ser igual a Deus e sempre aparece querendo mostrar sua força. Se insistirmos naquilo que nós mesmos queremos, eis que aquilo há de voltar contra nós, assim como a serpente voltou-se contra Moisés. A fé bíblica lança mão das promessas e lida com elas e nessas promessas não há lugar para satanás, assim como ocorreu no caso de Jó.
        Também, ao agir na fé, sob o comando de Deus, era para Moisés pegar a serpente pela cauda. Foi a primeira lição que Moisés precisava aprender. O Senhor que falava com Moisés, o grande EU SOU, um dia viria para esmagar a cabeça da serpente, mediante seu triunfo na cruz. Mas agora, pela Sua ordem, sob Seu comando era o momento para que Moisés aprendesse que a vitória da fé consiste em obedecer a Deus para obter vitória. Nós devemos tomar essas lições para nós. Precisamos olhar para as coisas do ponto de vista bíblico. Falo isso porque vejo quão ignorantes são os crentes modernos no que tange as coisas espirituais. Poucos são os que têm uma visão biblicamente clara das obras do diabo. Nós somos nada perante o poder de satanás e não fosse os poderosos cuidados do Senhor sobre nossas vidas, certamente já teríamos sido esmigalhados pelas hostes das trevas.
        Poucos querem aprender com Paulo: “Não atentando para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas” (2 Coríntios 4:18,19). Assim que lançou a vara no chão, ela foi transformada numa serpente. Não compreenderemos os atos do invisível inimigo enquanto estivermos presos àquilo que aqui confiamos. Satanás no mundo lida com coisas visíveis, por essa razão ele ficava intrigado pela postura piedosa de Jó. Ele não podia conceber o fato que um homem tão rico mantinha sua posição de fé e fidelidade a Deus. A mentalidade de satanás é completamente diferente daquilo que a graça ensina, acerca de Deus e da forma com o Senhor lida com Seu povo. O que Deus estava ensinando a Moisés? Estava como que dizendo: “Você Moisés, sem mim nada é; não passa de um pobre verme susceptível ao poder do diabo; lembre bem que EU SOU e você foi chamado para ser um instrumento usado por mim”. Ó, que assim sejamos nós humildes e diariamente dependentes do Senhor em todos os aspectos de nossas vidas!
        Mas quero terminar esta página, mostrando o quanto Deus quer nos ensinar. Deus sempre está com Sua presença graciosa, cuidando e disciplinando Seus filhos, justamente para que eles aprendam como andar. Ele sabe como temos uma visão espiritual curta; que somos indisciplinados em ler Sua palavra e meditar nela. Satanás em nossos dias tudo tem feito para tornar este mundo mais acessível aos crentes, por isso a pregação chega para alertar o povo de Deus quanto aos perigos que lhes cercam. Quando a vida está cheia de beleza, conforto e aparente liberdade; quando satanás vem bem disfarçado de religioso e divino, eis que é o momento para que Deus venha chacoalhar os crentes, despertando para os perigos. As mais altas horas da noite neste mundo são os horários mais perigosos, quando os crentes deixam de vigiar e orar.

Nenhum comentário: