sexta-feira, 24 de julho de 2020

A GRANDE RECONCILIAÇÃO (12 de 13)



“Sendo o caminho do homem agradável ao Senhor, este reconcilia com ele os seus inimigos” Provérbios 16:7
INIMIGOS RECONCILIADOS.
        O homem quando é salvo é reconciliado também com a natureza. É fato que a natureza é inimiga do homem? Sim. Se o Criador é inimigo do homem, é certo que Sua natureza perfeitamente criada e que foi vitimada pelo pecado se tornou inimigo. Ora, vemos essas verdades expostas em toda Escritura. O próprio fato que o Senhor é chamado de “Senhor dos exércitos”, isso significa que a criação inteira está inteiramente disponível a Deus para marchar contra o homem. Não existe um animal sequer que não vem obedecer as ordens do Criador e isso significa sinal de perigo para os homens que agora andam no pecado. Ora, Faraó ignorou esses fatos, achando que Deus não era capaz de fazer o que prometeu fazer.
        Como os egípcios eram adoradores de elementos da natureza, o que Deus fez foi utilizar esses elementos contra Faraó e a população. Vemos em Êxodo que os elementos usados como pragas foram chamados da natureza para prestar serviço ao Senhor. O Senhor sempre fez isso, usando a natureza como instrumento de juízo e também de compaixão. Quando derramou o dilúvio sobre a população nos dias de Noé, o que Ele fez? Ele simplesmente chamou as águas sobre a terra. Quando quis que Israel atravessasse o mar vermelho, Ele ordenou e uma rodovia temporária foi aberta no mar para que a população resgatada atravessasse ali em terra seca (Êxodo 14), mas ordenou às mesmas águas que sepultassem Faraó com seu exército. Ordenou que da rocha saísse agua, a fim de saciar a sede do povo; chamou milhares e milhares de codornizes, a fim de servir de alimento para o povo (Números 11); chamou as serpentes no deserto, milhares de venenosas víboras, a fim de picar e matar milhares de israelitas queixosos. Até mesmo uma simples flecha, atirada ao acaso foi usada por Deus para tirar a vida de perverso rei Acabe (1 Reis 22).
        Essas rápidas ilustrações servem para nos orientar o quão perigoso é achar que a natureza está exposta ao desamparo. O mesmo Deus que dá sustento aos Seus servos, é o Deus que dá alimento às feras, às aves, aos peixes e em poucas palavras o Espírito Santo descreve como Deus faz isso no Salmo 104 inteiro, conclamando todos os crentes a adorar a Deus em face de Sua majestade e poder. Vejo em nossos dias o quanto os homens zombam do Criador, achando que são melhores e mais capazes de lidar com a natureza. Quando o pecado multiplica, mais inclinado ficam os homens para cuidar dos animais e até mesmo a trata-los como se fossem seres humanos.
        Deus afirma, entretanto que os homens são mais importantes. Bastou uma desobediência de um profeta para que Deus enviasse um leão para tirar-lhe a vida (1 Reis 13). Deus utiliza os animais como instrumentos de advertência aos homens, por isso os animais estão como que declarando aos homens que eles não são benvindos na terra; que eles são culpados pelo sofrimento trazido à natureza. Os animais foram criados por Deus, para que os homens prestassem adoração a Deus mediante eles. Eles não cantam, não oram nem testificam. Os homens que deveriam fazer isso olhando essa revelação criada, conforme nos mostra Romanos 1. Assim os animais estão silenciosamente dizendo que os homens são culpados; que o Criador é digno de toda honra e glória, mas eles são culpados de não adorar a Deus, por esse fato podem ser ceifados da face da terra a qualquer momento.

Nenhum comentário: