quarta-feira, 15 de julho de 2020

A GRANDE RECONCILIAÇÃO (6)


                              
“Sendo o caminho do homem agradável ao Senhor, este reconcilia com ele os seus inimigos” Provérbios 16:7
QUEM SÃO OS INIMIGOS DO HOMEM?
        Posso afirmar que a criação inteira se tornou inimiga do homem. O resultado do pecado tornou a obra prima e perfeita de Deus num exército de terríveis inimigos, os quais ameaçam a vida do homem aqui. O mundo moderno se ocupa em relacionar-se melhor com a natureza e os homens se dispõem em arrumar tudo e proteger a natureza e os animais. Mas posso afirmar que é um trabalho inútil, porque com a entrada do pecado tudo foi torcido e os propósitos da criação foram alterados. Os homens foram feitos para serem os sacerdotes, usando a criação, a fim de adorar a Deus. O que vemos hoje é uma luta da criação para se sustentar. Mas você pergunta se não é necessário o trabalho dos homens. De certa forma sim, porém a verdade que prevalece tem sua resposta no Salmo 104, onde mostra como Deus mesmo se encarrega de cuidar de toda sua maravilhosa criação, e nessa bondade vemos ali que até mesmos os homens usufruem dessa imensidão da provisão de Deus.
        Sabemos que Deus mesmo usa os animais como soldados dos seus exércitos. Enquanto os homens miram aquilo que eles podem ver, eles nem sequer imaginam que Deus tem animais tão pequenos, os quais podem ameaçar a humanidade. Ultimamente temos enfrentado a pandemia do covid, sem contar como pestes e pragas foram ordenadas para dizimar populações. Os animais estão todos submissos às ordens de Deus e não dos homens. Tanto um enorme peixe, como um mero verme serão obedientes ao comando de Deus. É impressionante ver como Deus dá inteligência aos animais. Às vezes vejo chegando um bichinho da dengue vindo para me picar, então paro para perceber como esses pequeninos voadores chegam e procuram um lugar bem oculta da minha visão. É isso o que acontece com todos os animais.
        Mas quando o caminho do homem é agradável ao Senhor, esses inimigos são reconciliados com o homem. Em que sentido? Primeiro, no sentido de que eles não são mais potenciais ameaças para matar e transportar as almas para o abismo. Os homens não têm lugar de repouso na natureza, onde cobras venenosas e insetos perigosos perturbam constantemente. Em segundo lugar, quando o homem se converte, eis que a criação inteira se transforma num espetáculo de culto a Deus. Não há mais lugar para a danosa idolatria, como acontece em muitas nações, onde animais são adorados.
        As cores da criação são realçadas, adornadas de glória, uma vez que o homem é um crente. Ele pode ver as marcas das mãos do onipotente; ele vê timbrada na criação a glória de Deus; ele vê tudo motivo de adoração, por essa razão entendemos bem o que nos é mostrado em Isaías 55, onde diz que a criação bate palmas. Além disso, vemos o fato que os animais serão instrumentos de bênçãos nas vidas dos crentes. Não há lugar para crenças supersticiosas, em achar que os animais ao morrer vão para o céu. Vemos nos animais a provisão de Deus para nosso sustento e também para proteger os salvos, como ocorreu com Daniel na cova e Jonas no ventre do peixe. É verdade que muitos crentes foram devorados por feras, mas elas o fizeram sob as ordens de Deus, a fim de que os santos fossem abraçar seu Senhor e sair desse ambiente de terror, onde os homens no pecado são piores que os animais.

Nenhum comentário: