terça-feira, 21 de julho de 2020

O PERIGO DA INCREDULIDADE (1)


                               
“Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito” JOÃO 10:26
       INTRODUÇÃO:
        Sempre estamos indignados e sem qualquer resposta quanto as atitudes de incredulidade dos homens. Sabemos biblicamente o quanto o coração é por natureza incrédulo no tocante a Deus e tal incredulidade é tão profunda que nem mesmo sabemos como explicar. Nossas tentativas sempre resultarão em explicações superficiais, e não raro em respostas mentirosas. A exposição perfeita acerca da incredulidade do coração humano é dada por Deus, e Ele o faz mostrando tal verdade com o povo com quem Ele se comunica. Em Oséias Ele fala que Seu povo Israel faz oração a um pedaço de pau, e obtém resposta.
        O pecado da incredulidade é exposto por Deus como o assunto mais pavoroso, absurdo e que causa espanto, porque o pecado levou o homem a duvidar de Deus, descrer Nele e achar que Ele não é Deus. A bíblia é o livro onde Deus não somente nos mostra quem Ele é, como também nos livra desse grande perigo. Não fiquemos a pensar que Deus trata meramente da incredulidade dos pagãos espalhados pelo mundo afora. Em João 10 o Senhor está lidando com o povo judeu, elementos que deveriam sim, por toda confiança no Deus do Velho Testamento, mas que agora, diante do Messias prometido estão revelando serem mais perigosos do que os incrédulos não judeus. Até mesmos pessoas crentes, como os discípulos foram advertidos pelo Senhor por causa da idolatria: “Homens de pouca fé”, foram eles tratados assim pelo Senhor. Homens como Elias e mesmo João Batista, tiveram momentos difíceis, quando a incredulidade tomou posse dos seus corações.
        Por que temos essa tendência para descrer no Deus da bíblia? Nós mesmos somos pegos constantemente em atitudes perversas de incredulidade de nossa parte, por isso Deus está sempre a nos corrigir, disciplinar e repreender. Outra razão, olhando do ponto de vista do conhecimento, é porque não conhecemos a situação do homem no pecado em Adão, e o domínio do pecado no coração. O evangelho moderno tão moldado por sentimentalismos e por humanismo tem deixado suas marcas de fracasso no transcorrer dos anos, com elementos que realmente não creem no Deus da bíblia. Se não houver conhecimento da natureza pecaminosa, ardilosa e maliciosa dos homens sempre acharemos no íntimo que o cego vê e o surdo ouve; sempre acharemos que o morto pode se mover e reagir por eles mesmos, ante as nossas súplicas. ]
Porém, nosso Senhor que é perfeito conhecedor da situação do homem nunca ficou sobressaltado ante a reação dos homens no que tange à decisão de ir a Ele para receber vida. É verdade que como homem Ele chorou em razão da dureza e obstinação do povo de Israel.
        No texto de João 10:26 temos a causa e o efeito da incredulidade. Nosso Senhor encara os corações endurecidos e embrutecidos dos judeus. Eles estavam contestando o Senhor; estavam dizendo que o que Ele fazia era religiosamente errado. Nosso Senhor encara com amor, sabedoria e coerência aqueles homens. Ele não pergunta mas faz afirmações. Ele começa com o efeito e termina com a causa. Ele está afirmando que o eles não criam Nele, sendo Ele mesmo o Messias prometido. Mas nosso Senhor mostra que a causa da incredulidade deles era o fato que eles não eram pertencentes, ou do grupo das ovelhas Dele: “Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas”. A causa estava no fato que eles não eram ovelhas que Lhe pertencia e o efeito era visto no fato que eles não criam Nele. Impressionante! Nosso Senhor, como que, abriu as páginas de Ezequiel 34, mostrando que Ele mesmo viria arrebanhar Suas ovelhas, e também, de certa forma estava expondo o Salmo 23:1: “O Senhor é o meu Pastos, nada me faltará”.
       

Nenhum comentário: