segunda-feira, 20 de julho de 2020

A GRANDE RECONCILIAÇÃO (9)



“Sendo o caminho do homem agradável ao Senhor, este reconcilia com ele os seus inimigos” Provérbios 16:7
OS CAMINHOS DOS HOMENS AGRADÁVEIS A DEUS.
        Quando os homens se convertem, seus caminhos mostrarão agradáveis a Deus, porque o coração foi mudado. Incrível obra de arte que Deus mesmo em Sua graça opera. Deus se satisfaz em Suas próprias obras, porque são belas, perfeitas e glorificam Seu nome. Ao lidar com homens que foram salvos estaremos assim vendo as maravilhas da nova criação e é exatamente isso que faz tudo aqui ser belo e cheio de felicidade, como diz um antigo hino: “Ó eu sou feliz pois já creio em meu Jesus que por mim morreu, deu-me vida e deu-me luz”. O que acontece quando Deus faz com que o caminho do homem se torne agradável a Ele?
        Primeiramente, Deus justifica o homem, revestindo da pureza de Cristo. Esse é um dos mais preciosos ensinos das Escrituras no que tange a salvação do pecador. O homem que era torto, passa a ser reto. Não é mera justiça na aparência, conforme os homens religiosos costumam fazer. A obra da justificação é feita no coração. Se Deus vê o homem no coração, então é certo que Deus mesmo vê o homem em Cristo justificado no coração. Eis aí tudo o que é preciso para entrar no céu. Mas o ensino toma posse do viver? Claro! Dizer que justificação é algo feito apenas para apresentar o homem aceitável perante Deus é puramente mentira. O homem salvo foi justificado para se tornar justo no viver, caso contrário a justiça será sem qualquer efeito, sem a aplicável santificação.
        Todo ensino bíblico sobre um viver que agrada a Deus, na realidade está mostrando que o crente em Cristo ama a justiça e odeia a iniquidade. Vida cristã e justiça, pois cada crente é chamado para servir a justiça (Romanos 6:18). Eis aí o que estilo de vida que agrada a Deus; eis aí o que satisfaz o coração de Deus, porque Ele está vendo no meio dos homens a obra suprema de Cristo. O que aconteceu? Uma salvação santificadora mostrou o caminho da santidade e a verdadeira santidade realmente é um viver que imita Deus. Por que Deus permite que Santos permaneçam no mundo por algum tempo? Não é verdade que Deus está expondo as obras da Sua graça perante os inimigos? Deus é e sempre será glorificado em Seus santos. Ele fez isso no antigo testamento e faz agora durante esse período da graça.
        O que ocorreu foi que o novo homem em Cristo não segue mais a rota do pecado; seu caminho agora tomou o rumo certo e isso é a prova clara que houve salvação. Tudo mudou. Um senhor veio à nossa igreja e disse que era um crente convertido; passou um tempo assistindo os cultos, mas logo foi se afastando, até que mostrou nada havia em sua vida que indicava ser um novo homem em Cristo. Ele era odiado de toda família e de todos quantos o conheciam. Houve reconciliação com Deus? Claro que não! Seu caminho torto revelava o que ele era no coração. Uma vida assim terá a inimizade dos homens, além da inimizade de Deus. Um viver desse tipo agrada a Deus? Porventura uma alma assim pode afirmar que está caminhando para o céu? Claro que não.
        Talvez haja algum leitor que hoje busca a salvação em Cristo Jesus. Se houver é certo que Deus mesmo está atraindo tal alma para Ele, a fim de que passe a trilhar o rumo certo. Deus prometeu para tal alma que se converter a Cristo de coração, que Ele irá reconciliar com ele todos os seus inimigos.

Nenhum comentário: