quarta-feira, 1 de julho de 2020

A RESPONSABILIDADE DO HOMEM PERANTE DEUS (11 de 11)



“Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. E alguém olhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:22-24)
O PERIGO POR NEGLIGENCIAR A OPORTUNIDADE: “muitos procurarão entrar e não poderão”
        Muitos procuram escapar de maneira errada. Satanás criam fantasias religiosas e ilusões na mente e nas emoções. Uma das artes da natureza enganosa do pecado é fazer o homem sentir-se que está isento dos juízos. Eles acreditam no íntimo que conseguem fazer coisas boas aqui e que por isso escaparão. Outros, como Belsazar acreditam que os perigos passaram e que os avisos de advertências apagam como fumaça. Muitos são os que os que fogem ante o perigo, mas não demora quando eles retornam às suas maldades. Foi assim com o perverso Acabe, pois se humilhou de tal maneira que Deus retirou o juízo por um tempo, mas logo, assim que se viu tranquilo e calmo, eis que voltou às suas atividades de antigamente. Outros como Jezabel, nem mesmo a chegada da morte muda suas atitudes.
        Muitos procuram escapar agora sem que haja qualquer esforço do coração. Os que levam a palavra de Deus a sério são ágeis e fogem dos perigos. Notemos a vida da mulher de Ló, pois seu coração estava tão apegado à sociedade Sodomita que se tornou pesada em obediência; seus olhos pulsavam pelo anseio de retornar e preferiu ficar para se tornar uma estátua de sal. Para milhares a porta da salvação está fechada; milhares brincam com os sinais de juízos e divertem com o início da chuva, até que começam a ver a arca de Noé começando a boiar. Para muitos, nem mesmo as dores de uma forte e letal enfermidade removem as portas tão trancafiadas dos seus corações; mesmo tendo seu intestino saindo devido a enfermidade, Jeorão ainda não se humilhou nem gemeu anelando o perdão. Nem mesmo as dores da crucificação puderam romper os grilhões do pecado que dominavam aquele ladrão na cruz.
        Digo mais que o período da grande tribulação virá, quando Deus ordenará que os santos dos céus executem sua ira contra todas as nações; quando acontecimentos terríveis e infernais dominarão o mundo, mas mesmo perante os justos juízos caindo do céu mudarão os corações, trazendo arrependimento de tantas maldades cometidas. Tudo Deus fez no passado, faz hoje e futuramente fará para mostrar aos homens no mundo inteiro o quanto Seu coração é intensivamente tomado de compaixão, e que por isso ele avisa sobre a chegada dos Seus juízos.
        São muitos que brincam e divertem com seus pecados; muitos são os que zombam dos pregadores e ignoram os avisos dados pelos crentes. Mas quando chegam na hora final veem que a porta fechou definitivamente e que já foram algemados e amordaçados pelo terror da morte. Um jovem estudante de medicina se divertia com um cadáver numa sala de dissecação, até que de repente foi acidentalmente ferido por uma agulha infectada. Quando percebeu já era tarde e foi marcado para morrer. Então, toda zombaria cessou e todo ambiente ficou marcado pelo terror da morte.
        Muitos pensam que há pessoas que no inferno se arrependem. Quanto engano! Arrependimento vem de Deus e Ele concede isso aos que O buscam de todo coração. São os que realmente se arrependem que correm para a porta estreita, buscando em Cristo o escape. Hoje mesmo o Senhor está perto e pronto para salvar todos quantos buscam Sua salvação. A arca da salvação que é Cristo tem agora sua porta aberta e os que podem ver que não há livramento noutro lugar querem buscar escape nesse lugar de refúgio eterno. “No poder de Cristo o Mestre minha vida salva está!”












Nenhum comentário: