quarta-feira, 22 de julho de 2020

O PERIGO DA INCREDULIDADE (2)


                                     
“Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito” JOÃO 10:26
A TERRIVEL INCREDULIDADE: “Mas vós não credes...”
         Não há dúvida que o poder do pecado gerou homens com corações endurecidos e embrutecidos contra Deus. Quando a bíblia fala da incredulidade, é exatamente sobre essa reação em não submeter-se a Deus e à Sua palavra. Foi isso que mostrou ser os judeus, pois nem mesmo o conhecimento da lei e da história narrada no Velho Testamento veio quebrantado diante de tantas atividades do Senhor no meio deles. O capítulo 10 é o resultado do que ocorreu no capítulo 9. Jesus restabeleceu a vista do cego e isso era o suficiente para que eles caíssem em louvor a Deus, reconhecendo que Aquele homem era o Messias prometido. O homem que fora curado entendeu isso e no final do capítulo anterior, vemos como ele rende aos pés do Senhor para adorá-Lo.
         Naquela conversa vemos a animosidade daqueles homens contra o Senhor. Os milagres não foram suficientes para abrir os olhos deles, mas o Senhor, com profunda compaixão encara aqueles homens, mostrando que o coração deles estava endurecido pela incredulidade; eles não cria no Senhor, o próprio Filho de Deus, por essa razão eles morreriam em seus pecados, conforme havia falado no capítulo 8 verso 24.  É sobre essa inerente incredulidade que desejo pregar. Nosso Senhor diz: “...vós não credes...” Eram religiosos incrédulos; eram doutores na lei de Moisés, mas analfabeto na verdade revelada. Seus corações eram vistos por Deus, conforme Deus mesmo havia falado acerca de Israel nos dias de Jeremias: “O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro e com diamante pontiagudo, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos seus altares” (Jeremias 17:1).
         Que triste situação! Hoje vejo o quanto o evangelismo que mostra uma graça barata tem sido disseminado e seus efeitos têm trazido mais homens e mulheres endurecidos contra Deus, do que genuínos e piedosos crentes. O nome “crente” em nada combina com o estilo de vida que chamados “evangélicos” professam hoje, porque o termo “crente” significa “aquele que continuamente crê e que está de acordo com o famoso verso de Habacuque 2:4: “...o justo viverá da fé”. Tudo isso vem nos dizer que o coração do homem moderno precisa ser descoberto, como nosso Senhor o fez com aqueles judeus, conforme o texto de João 10. Se o coração estiver endurecido é porque obviamente não foi quebrantado por Deus.
         A nossa pergunta é: “Por que o homem em seu estado natural não crê no Senhor Jesus?” Veja bem, não estou dizendo que não crê em Deus, o Criador, porque todos os homens acreditam nesse Deus. Estou referindo à fé em Cristo, o Senhor da aliança. Aqueles judeus criam e professavam crer no Deus de Abraão, Moisés e estavam certos que iriam para o Paraíso celestial. Mas quanto engano dominava seus corações! Nosso Senhor deu a eles a resposta clara e inequívoca: “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas”. Nosso Senhor definiu a condição deles nessas palavras; mostrou que a fé que eles afirmavam ter não era a fé verdadeira, pois eles estavam rejeitando o próprio Deus encarnado, então tudo o que eles professavam na religião judaica era mentira religiosa.
         Nosso Senhor estava perante homens e mulheres terrivelmente incrédulos quanto a condição deles; eram eles pessoas que criam na aparência; tudo funcionava na alma e no corpo, mas não passavam de defuntos espirituais e revelavam isso pela dureza e obstinação dos corações; estavam ali prontos para atacar o Senhor da glória e com toda disposição assassina, a fim de apedrejar, somente porque não aceitavam as verdades expostas por Cristo a respeito Dele mesmo, como sendo o próprio Deus. Que lição temos para nós em nossos dias!

Nenhum comentário: