segunda-feira, 27 de julho de 2020

O PERIGO DA INCREDULIDADE (4)


                
“Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito” JOÃO 10:26
A TERRIVEL INCREDULIDADE: “Mas vós não credes...”
         O tema exige que eu continue nessa investigação acerca da perigosa incredulidade e já pude mostrar que tudo teve início na queda. Os homens não nascem crendo em Deus, mas sim com seus corações empedernidos e revoltados contra Deus. Incredulidade significa que no íntimo o homem nem sequer se ocupa com Deus, nem com suas palavras. A incredulidade ignora Deus e não significa que os homens no pecado não acreditam Nele, mas sim que não há temor suficiente que envolva suas vidas em obediência e submissão. O que neles é um medo que, dependendo das circunstância poderá leva-los a fugir, assim como os companheiros de Saulo fugiram da luz que o cegou (Atos 9). Não existe uma ignorância total acerca de Deus, o que existe é completa indiferença.
         Outra verdade que precisamos conhecer é o fato que a incredulidade mostra que há uma ligação com o pai da mentira – satanás. Os homens no pecado precisam de um ser supremo; o que há de alguém espiritual para eles, esse alguém é satanás, que é chamado de pai deles. Realmente os homens precisam dessa divindade, porque satanás espertamente se oculta e inventa meios idólatras para que possa ser adorado de forma indireta. Sempre satanás fez assim com as nações no mundo e faz em nossos dias. Cada ser humano que ser livre, independente e sentir-se feliz neste mundo para experimentar o melhor que o mundo pode oferecer. Assim como elevou Jesus às alturas, a fim de que ser adorado pelo filho de Deus, satanás também infunde nos corações um desejo de ser igual a Deus. O amor pelo dinheiro e o desejo por riquezas é o passo principal para outros malignos desejos, e não há nada que possa dissuadir os homens de suas reais intenções hostis a Deus em sua jornada por esta vida.
         Assim, essa ligação íntima com o deus deste sistema existe e é uma portentosa ligação que vai às mais profundas atividades religiosas criadas pelo reino das trevas. Tudo isso indica onde a incredulidade vil chega. A incredulidade inata trabalha a todo vapor na tentativa de acabar com os cultos dirigidos pelos fieis. Deus tomou Ezequiel em espírito e o levou ao templo em Jerusalém para mostrar ao profeta o que os sacerdotes faziam no templo, adorando ídolos, em total afronta ao Senhor e Sua glória (Ezequiel 8).
         A incredulidade também revela a arrogância derivada de um coração enganoso, em achar que é livre. Para o coração incrédulo tudo o Deus fala não é digno de crédito, a bíblia é posta de lado e seus ensinos tratados com indiferença. Para o leviano coração a vida consiste de encarar o viver aqui e ganhar esta vida. Mesmo o mais religioso, cujo coração não foi mudado mantém sua atitude de não acreditar em Deus e suas promessas. A incredulidade pode saber da salvação, mas esse assunto não é levado em conta e como Caim ele prossegue, tendo em vista seus planos. Como Esaú, a incredulidade quer as bênçãos e normalmente depende de um elemento humano, no qual pode por sua confiança. Foi assim com Saul, porque após ter desobedecido a Deus, mostrou sua atividade cruel de um homem incrédulo. O que ele fez foi buscar apoio de Samuel. O incrédulo é sempre assim, pois sempre estará precisando de uma “muleta” humana. A incredulidade cai perante os homens, buscando socorro, enquanto a fé cai perante o Deus da revelação bíblica.
         Ó pobre alma incrédula, até onde irá? Eu sei o quanto satanás ousa colocar nomes divinos nas bocas dos homens; eu sei o quanto ele que usar o nome de Deus e de versos e cânticos bíblicos, na tentativa de dar paz e calma ao coração incrédulo. Mas o fato é que ninguém pode mudar o incrédulo, mesmo que apareça trajado de religioso e bondoso, ele é o mesmo, incrédulo e autoconfiante.

Nenhum comentário: