quinta-feira, 30 de julho de 2020

SALVOS PARA AS BOAS OBRAS (1)


                          
“Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios  2:10)
INTRODUÇÃO:      
        Prezado leitor, sinto-me tão feliz por poder contribuir na vida dos santos de Deus com os preciosos ensinos da graça, e são eles que edificam a igreja com a casa de Deus e adorna a igreja, sendo ela a noiva de Cristo. E mesmo que eu pudesse escrever milhões de páginas sobre quaisquer tema que tratam da graça, eu serei nada, porque estamos lidando com o oceano das insondáveis riquezas de Cristo. Não devo eu pensar e agir como João Batista? “Convém que Ele cresça e que eu diminua” (João 3:30). Milhares de livros já foram escritos sobre a graça e eu estou tentando dar minha parcela naquilo que pude ver em minha vida e que posso conhecer mais e mais, à medida que avanço no conhecimento da palavra.
        Tem duas razões que me levam a escrever sobre o tema acima: “Salvos para as boas obras”. Uma é que o assunto é indiscutivelmente de grande importância para a igreja. Ora, estamos diante do fato que Deus tem salvado um povo e tem deixado esse povo diferente, que brilha como luz na terra, a fim de glorificar Seu grande Nome. Para mim esse é ensino que é mais destacado pelo Senhor Jesus, pelos apóstolos no Novo Testamento e em todo ensino do Velho Testamento. Então, não estaremos pisando em terreno novo, mas sim num lugar já bem conhecido.
        Mas a outra razão é que esse ensino tem sido massacrado por aqueles que entendem de forma errada os exercícios da graça em nossos dias. Aliás, foi sempre assim, pois sempre satanás lutou e tentou manchar os preciosos ensinos que enriquecem os santos de Deus. Da mesma forma como ele sempre atuou na história, muito mais agora o pai da mentira tem usado de todos os meios para profanar a graça. Aliás, foi esse o assunto de Judas em sua pequena carta, onde ele diz que o trabalho dos agentes das trevas consiste em transformar a graça de Deus em libertinagem.
        O que está acontecendo? Ocorre que a palavra “graça” tem sido mal compreendida por muitos, especialmente no que tange à sua obra salvadora. Muitos são ensinados que, pelo fato que salvação é pela graça, basta uma decisão de “aceitar Jesus como salvador” a pessoa está salva e sem dúvida alguma entrará no céu. Ora, tem muita verdade nisso, mas também tem muito engano nisso. Eu creio que quando alguém se converte a Cristo de todo coração é salvo para sempre. Foi assim com o ladrão na cruz e com todos os que sinceramente se arrependeram e creram. Essa é uma verdade indiscutivelmente bíblica. Mas o perigo consiste em espalhar uma salvação tão barata que todo mundo vai querer tal salvação. É como uma mercadoria que não tem tanto valor no mercado, então fica exposta para quem quiser.
        Não há dúvida que isso tem causado tanto prejuízo para a igreja de Deus, porque elementos perigosos, falsos mestres aparecem e distribuem tal salvação de graça. Elementos que jamais conheceram arrependimento e confissão são tidos como salvos, e o efeito é que não há nada em suas vidas que demonstra o trabalho gracioso do Espírito de Deus. E então o que ocorre é que não há qualquer evidência das “boas obras” conforme o texto de Efésios 2:10. Sem a genuína e gloriosa obra feita por Deus não há mudança no homem; ele continuará sendo o mesmo homem corrompido e odiador de Deus, achando que já está com a passagem assegurada para entrar no céu.
        A minha página acabou, mas a introdução desse assunto ainda não. Minha esperança é que tenha despertado o interesse nos meus leitores, a fim de amar essa verdade tão preciosa em seus corações.

Nenhum comentário: