terça-feira, 7 de julho de 2020

A GRANDE RECONCILIAÇÃO (2)


                                       
“Sendo o caminho do homem agradável ao Senhor, este reconcilia com ele os seus inimigos” Provérbios 16:7
QUEM SÃO OS INIMIGOS DO HOMEM?
        Tomo o texto de Provérbios para que examinemos e tomemos para nós as lições que precisamos aprender. Sem dúvidas é um texto que os crentes podem tomar para si, bem com é aplicável aos que ainda não se converteram. Lidamos com o Deus todo-poderoso, e sendo Ele onisciente Ele não somente vê todos os caminhos e veredas dos homens, como também sabe de tudo o que acontece. Nesta era quando a ciência tem feito coisas fantásticas, nossa tendência é ignorar a supremacia de Deus. Estamos na era do computados, dos satélites modernos, dos meios de comunicação que nos impressionam. Se desviarmos de contemplar a grandeza do soberano Deus da bíblia, certamente agiremos como os magos do Egito, os quais tentavam imitar os feitos milagrosos de Moisés e Arão.
        Notemos no texto que Deus se ocupa com os caminhos dos homens e que Ele se agrada quando os caminhos dos homens são aceitáveis a Ele. “Caminho” na bíblia significa o modo de andar, por onde os homens vão, se são caminhos retos ou tortuosos. Vida obediente agrada a Deus; é sacrifício aceitável, é louvor no viver e ações de graças nas atitudes. Foi esse o modo de vida de milhares de santos, de homens como Noé, Enoque, Abraão, José e muitos outros. Esse é o modo de vida de muitos santos hoje, desde os mais simples crente, até os mais capazes.
        Também, podemos ver o texto no modo negativo, porque muitos crentes que têm trilhado um caminho errado, logo percebem a ação disciplinadora de Deus, então em sofrimento e arrependimento voltam para o Senhor e passam a andar por caminho que agradam a Deus. Porém, são milhares de homens e mulheres que provam o quanto estão andando apaixonados pelos caminhos ímpios. Quanta tristeza para o Senhor que não quer que os homens se percam, mas que cheguem ao arrependimento! Ora, a mensagem do evangelho bíblico vem mostrar aos pecadores que os caminhos de Deus são contrários aos caminhos dos homens, conforme vemos em Isaías 55. Quando João Batista começou seu ministério, sua mensagem sempre foi prática, mostrando o modo de vida errado que eles viviam. “Endireitai os caminhos do Senhor...!”.
        Tendo essa visão do texto, entendemos o quanto Deus se ocupa com nosso andar, nosso modo prático de viver, o que Ele chama no texto de “caminho”. O escritor de um antigo hino mostra em poucas palavras como foi sua conversão: “Os caminhos ímpios do mundo deixei, jamais neles vou seguir”. Então, vemos como esse texto de Provérbios é cheio de maravilhosas e ricas lições para nós. Notemos que a sabedoria vista em Provérbios é sinônimo de “temor ao Senhor”. Que bondade do Senhor! Que paciência, longanimidade e compaixão! Ele expõe Seu coração chamando os homens à conversão. É mais do que mero arrependimento, porque muitos que falam que se arrependeram, logo voltam aos seus caminhos tortuosos. Mas a conversão diz que houve real mudança e essa mudança diz que agora ele anda de modo tal que agrada a Deus. Não é verdade que precisamos de homens e mulheres assim? Não é verdade que o mundo precisa ver quem são os homens e mulheres piedosos, os quais trilham caminhos retos?

Nenhum comentário: