quarta-feira, 16 de maio de 2018

OS QUEIXUMES PECAMINOSOS DOS HOMENS (8)



“De que pois, se queixa o ser vivente? Queixe-se cada dos seus próprios pecados”  (Lamentações 3:39).
A RESPOSTA DE DEUS ÀS NOSSAS QUEIXAS: “...queixe-se...”
        Se quisermos saber por que Deus dá essa resposta: “...queixe-se cada um dos seus próprios pecados”, então é necessário que vejamos todo o contexto. Jeremias representava ali os sobreviventes daquela terrível tragédia ocorrida em Jerusalém. Deus em sua compaixão não destruiu a todos; a morte chegou para milhares e de forma horrorosa muitos partiram para a eternidade. Vemos no cerco que durou pelo menos três anos o quanto a fome assolou a cidade, a ponto de mulheres matarem seus filhos, a fim de comerem a carne deles. E quando os portões foram arrombados e a muralha destruída, eis que cadáveres cercavam Jerusalém. Os sobreviventes deveriam queixar de Deus? Deveriam erguer os olhos e blasfemar contra o Santo? A resposta está clara: “...queixe-se cada um dos seus próprios pecados”.
        A tragédia que envolveu Jerusalém mostra o quanto é perigoso para os homens, quando não ouvem os avisos de Deus. O Senhor em toda história tem feitos assolações semelhantes em muitos lugares no mundo. Muitos anos atrás na Itália um vulcão entrou em erupção e as lavas desceram, pegando milhares desprevenidos, quando muitos estavam dormindo e outros envolvidos em terríveis pecados. A morte está brandindo sua espada a todo instante e quando a ordem suprema vem ela pode dizimar populações inteiras. Milhares agora estão morrendo em acidentes, nos hospitais, vítimas de homicídios e outros acontecimentos calamitosos. Essas coisas mostram o quanto aqui não é lugar para o homem viver confortavelmente em seus pecados. Milhares não entendem, nem querem saber quem está por detrás de tudo isso. Para milhares a culpa pertence a Deus. Mas eis que a resposta aparece naquilo que Deus fala por meio de Jeremias: “...queixe-se cada um dos seus próprios pecados”.
        Meu caro amigo, o que posso lhe mostrar é que Deus está mostrando o que ele pode fazer e faz sem aviso prévio quando homens querem viver em seus pecados. Estamos vivendo dias terríveis; estamos presenciando em nossos dias onde o pecado pode chegar e com que miséria chega. Estamos vendo como a sociedade tem ultrapassado os limites e como suas transgressões, malícias e perversidades têm chegado até ao céu. Podem os homens escapar do severo juízo de Deus. A mensagem do evangelho tem chegado e muitos obstinadamente têm dado suas costas e recusado o convite de amor do Senhor por meio de Cristo. Quem pode escapar do furor da ira de Deus? Quem pode brincar com seus pecados aqui e ainda passar impune?
        A solução para os pecadores está numa sincera conversão a Cristo. Às vezes uma tragédia pode resultar em bênçãos. Às vezes Deus permite assolações, a fim de que muitos sejam sacudidos e saibam que escaparam por causa desse sol de misericórdia. Mas, às vezes a tragédia vem e leva a todos, assim como ocorreu em Sodoma e Gomorra, quando Deus livrou apenas o justo Ló com suas duas filhas. Não é o momento agora para que pecadores se humilhem e se convertam a Cristo de todo coração?

Nenhum comentário: